A pintura de desenhos elaborados e detalhados como instrumento antiestresse para adultos

Autores

  • Elaine Regina Zerlin Aguiar Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Marisa Tavares Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Viviane Aguiar Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8455

Palavras-chave:

Antiestresse. Auto estima. Criatividade. Relaxamento.

Resumo

Os livros antiestresse foram criados como uma forma de arte-terapia, na França, quando Johanna Basford lançou os livros para colorir destinada aos adultos. Os desenhos possibilitam que cada um crie uma obra única e possam retomar vivências da infância. A oficina teve o objetivo de inspirar a criatividade dos participantes; estimular a tranquilidade, a integração e a reflexão; melhorar a auto estima e diminuir o estresse. Foram realizados quatro encontros de três horas cada, no período de 01 a 29 de junho de 2016, com os participantes do Programa Universidade da Terceira Idade da UNICAMP. Cada encontro teve de 10 a 15 participantes e aconteceram na Sala de Reuniões da Biblioteca Central. Ao grupo, mulheres e homens, foram oferecidos desenhos impressos de diferentes temas para serem escolhidos por eles e pintados com lápis de cor. Durante as oficinas foram apresentados alguns slides com informações sobre o trabalho do psicólogo; a auto estima; e o funcionamento do estresse e suas implicações para a saúde. Em cada encontro foi realizada uma atividade de relaxamento diferente. Foram pintados 80 desenhos de temas variados. Durante as atividades os alunos compartilharam algumas experiências da infância com desenho e sentimentos que surgiram enquanto pintavam. No último encontro, o grupo fez uma exposição com os desenhos solicitados pela equipe e observaram as diferentes escolhas de cores. Ao final dos encontros, os participantes relataram ter se sentido mais criativos e tranqüilos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Regina Zerlin Aguiar Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Comunitária de Campinas (2006). Graduação em Psicologia, ênfase Organizacional (2011) na Faculdade Anhanguera de Campinas. Trabalha como Profissional de Assuntos Administrativos no Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, desde 1985.

Marisa Tavares Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Gerontologia pela FCM-Unicamp, possui graduação em Psicologia (2012).

Viviane Aguiar Santos, Universidade Estadual de Campinas

Autonoma.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SILVA, E. R. Z. A.; FERNANDES, M. T.; SANTOS, V. A. A pintura de desenhos elaborados e detalhados como instrumento antiestresse para adultos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 243–243, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8455. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8455. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida