Desenvolvimento de ações motivacionais, culturais e desportivas para promoção de qualidade de vida dos colaboradores do CAISM

Autores

  • Flávia Zanini Ribeiro Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Adriano Rogério Gozzi Universidade Estadual de Campinas
  • Cacilda Siqueira Duarte Universidade Estadual de Campinas
  • João Miguel Lacerda Guedes Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Roberto Fratini Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Rosiane Rodrigues de Faria Universidade Estadual de Campinas
  • Tânia Laura Garcia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8437

Palavras-chave:

Motivação. Qualidade de vida. Saúde. Cultura. Bem estar.

Resumo

O Serviço de Recursos Humanos do CAISM realizou nos dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2015 o evento: RH Conectado com a Qualidade de Vida no Trabalho com o tema “Motivação: Atitude e trabalho, você consegue!”, através do apoio do GGBS. Partindo do pressuposto de que a motivação depende - entre outros fatores - da personalidade dos indivíduos e de suas aspirações pessoais, e está associada ao motivo, impulso ou força interior que leva a pessoa a fazer algo ou atingir um objetivo, a comissão organizadora do evento buscou promover ações diversas, no campo da saúde, cultura e bem estar, visando ajudar os colaboradores a identificar motivos para adotarem hábitos mais saudáveis, além de promover satisfação, alegria e interação no ambiente de trabalho. Uma das estratégias utilizadas para reforçar a participação e envolvimento da comunidade interna do CAISM foi a valorização dos talentos dos colaboradores nas atividades propostas, tais como: exposição de artesanatos, apresentação musical, peça teatral e roda de dança circular. Houve ainda parceria com o Serviço de Nutrição, responsável pela orientação nutricional, e outras ações voltadas à valorização da autoestima e desejo de mudança. As atividades de forma geral foram avaliadas positivamente, o que reforça o interesse do público por ações voltadas para motivação e qualidade de vida, as quais contribuíram para criar um ambiente de socialização e integração, elementos considerados de grande importância para o comprometimento e satisfação dos colaboradores com a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Zanini Ribeiro Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2007). Experiência em consultoria de recrutamento e seleção, e programas sócio-educativos. Atuação como Psicóloga Clínica.

Adriano Rogério Gozzi, Universidade Estadual de Campinas

Diretor de Recursos Humanos na Unicamp / CAISM.

Cacilda Siqueira Duarte, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira na Universidade Estadual de Campinas.

João Miguel Lacerda Guedes Filho, Universidade Estadual de Campinas

CAISM - Hospital da Mulher.

Paulo Roberto Fratini Filho, Universidade Estadual de Campinas

Supervisor da Seção no CAISM.

Rosiane Rodrigues de Faria, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora na Universidade Estadual de Campinas.

Tânia Laura Garcia, Universidade Estadual de Campinas

CAISM - Hospital da Mulher.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, F. Z. R.; GOZZI, A. R.; DUARTE, C. S.; GUEDES FILHO, J. M. L.; FRATINI FILHO, P. R.; FARIA, R. R. de; GARCIA, T. L. Desenvolvimento de ações motivacionais, culturais e desportivas para promoção de qualidade de vida dos colaboradores do CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 232–232, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8437. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8437. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)