Banner Portal
Laboratório seguro - preservando vidas
PDF

Palavras-chave

Laboratórios. Segurança. Cipa. Gestão da qualidade

Como Citar

ALMEIDA, Ana Cristina Alves; BATTISTELLA, Bruno Santos; CARDOSO, Patrícia Carvalho; MARTINHAGO, Rosangela Maria Galante. Laboratório seguro - preservando vidas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 231–231, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8436. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A CIPA Unicamp, desde a última gestão, tem discutido sobre segurança dos usuários de laboratórios da Unicamp, com a criação do grupo de trabalho Laboratório Seguro, que elaborou o projeto “Laboratório Seguro – Preservando Vidas”. Nesse projeto, a CIPA propõe medidas para que a universidade padronize e adeque as condições de segurança nos laboratórios de ensino e pesquisa, principalmente para os alunos (graduação, pós-graduação, extensão). O projeto tem sido apresentado em colegiados e unidades da Unicamp, alertando sobre a necessidade de mecanismos para garantir a segurança dos usuários de laboratórios. Além de propor, a CIPA tem trabalhado para a melhoria das condições de segurança nas atividades de laboratório, através da elaboração de um Manual de Segurança em Laboratórios, da identificação, correção ou de sugestões de melhorias de problemas nas condições de segurança de laboratórios em diferentes unidades, e da capacitação de funcionários em Gestão da Qualidade e Segurança em Laboratórios. A adoção desse sistema de gestão nos laboratórios tende a trazer a confiabilidade dos resultados, o bom uso dos recursos, e a segurança dos seus usuários, bem como de toda a comunidade vizinha e meio ambiente. Cipeiros do GT Lab. Seguro fizeram visita técnica ao Laboratório LEAL (FT- Unicamp), coordenado pela Profª Drª Gisela de Aragão Umbuzeiro para vivenciar conceitos e funcionamento de um sistema de qualidade em laboratório. A CIPA, em parceria com a EDUCORP, viabilizou um curso de capacitação de funcionários em Gestão da Qualidade em Laboratórios, a ser oferecido no 2º semestre/2016.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ana Cristina Alves Almeida, Bruno Santos Battistella, Patrícia Carvalho Cardoso, Rosangela Maria Galante Martinhago

Downloads

Não há dados estatísticos.