O grupo de pais em neonatologia: uma proposta de cuidado ao familiar

Autores

  • Andreza Viviane Rubio Universidade Estadual de Campinas
  • Jussara de Lima Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Vanessa Salheb Marinho Universidade Estadual de Campians
  • Laise Potério Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8358

Palavras-chave:

Grupo de pais. Neonatologia. Psicologia.

Resumo

O progresso técnico tem possibilitado que os recém-nascidos com doenças graves e/ou incuráveis sobrevivam e necessitem de cuidados paliativos, que proporcionem conforto físico, emocional e espiritual no decorrer de sua vida e apoio aos seus familiares. Neste contexto, o vínculo, a comunicação e o cuidado com a família são de extrema importância. O grupo de pais surge como uma proposta de intervenção e acolhimento aos pais facilitando no processo de comunicação e construção de vínculo entre eles e equipe.Descrever a experiência do Grupo de Pais desenvolvido na unidade de Neonatologia do CAISM/UNICAMPO Grupo de Pais acontece semanalmente na unidade de neonatologia, tendo a participação de um psicólogo e um médico como facilitadores e condutores do grupo. A partir da experiência na unidade, percebe-se que o período de internação do bebê é um momento de crise para os pais. Diante disto, o grupo proporciona a possibilidade de circulação da palavra, o compartilhamento de vivências, dúvidas, medos e sentimentos mobilizados neste período de risco, além de permitir uma maior orientação e conhecimento pela equipe das dificuldades enfrentadas pelos pais neste período.  A realização do grupo é essencial para que os pais tenham um espaço onde possam trabalhar sentimentos e emoções advindos da internação de seu bebê, além de potencializar o vínculo e facilitar a comunicação entre pais e equipe de cuidado paliativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Viviane Rubio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. Experiência na área clínica e na área da saúde coletiva e hospitalar. Atuação constante com equipes multiprofissionais e no desenvolvimento de projetos voltados a área de cuidados paliativos. Atualmente psicóloga e supervisora do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher Hospital da Mulher. Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM /UNICAMP, atuando na assistência e no ensino, realizando aulas e supervisões clínicas as alunas da pós graduação do programa de aprimoramento profissional (PAP).

Jussara de Lima Souza, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é médica assistente no Hospital da Mulher - CAISM da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Neonatologia, com ênfase em Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência aos pacientes em final-de-vida e seus familiares e o treinamento de residentes no atendimento deste grupo.

Vanessa Salheb Marinho, Universidade Estadual de Campians

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA-2015)/ Especialização em Psicologia Clínica/Hospitalar através do Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher, com ênfase em Neonatologia e Obstetrícia (Caism/UNICAMP- 2016)/ Experiência na área Clínica/ Hospitalar e na área de Recursos Humanos (consultorias e empresas privadas)

Laise Potério Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

RUBIO, A. V.; SOUZA, J. de L.; MARINHO, V. S.; SANTOS, L. P. O grupo de pais em neonatologia: uma proposta de cuidado ao familiar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 157–157, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8358. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8358. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>