Banner Portal
A iniciativa do projeto blogs de divulgação científica da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Blogs de ciência. Divulgação científica. Ciência. Tecnologia e sociedade.

Como Citar

GARCIA, André de Oliveira; CANISELA, Elaine; MARIOSA, Erica; SILVA, Ricardo Augusto da; COSTA, Carolina Frandsen Pereira da; CAMARGO, Vera Regina Toledo; TAKATA, Roberto Mitsuo. A iniciativa do projeto blogs de divulgação científica da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 129–129, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8341. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma rede de blogs que objetiva estimular o uso de blogs de divulgação científica por docentes e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas. Nos Estados Unidos já é comum a utilização de blogs como ferramenta de divulgação de ciência por pesquisadores e docentes, mas no Brasil essa atividade ainda é pequena. Conforme dados levantados, existe uma demanda crescente em nosso país por informações sobre ciência, o que coincide com o aumento da percepção por parte dos próprios pesquisadores sobre a importância da divulgação científica. Assim, a partir das características potencializadoras da Web 2.0 para o aprendizado, foi escolhida uma plataforma tecnológica que suporte o uso dos blogs pelos docentes e pesquisadores interessados em compartilhar seus conhecimentos e pesquisas na rede, aproximando o público da ciência. A inclusão desses docentes e pesquisadores ao projeto acontece através de um curso instrumental para o uso de blogs e para a escrita de divulgação científica, assim como uma estrutura de suporte. Até o presente, foram realizadas quatro edições do curso, totalizando 115 docentes e pesquisadores alcançados e 91 blogs científicos criados, dos quais 20 funcionando ativamente. Mensalmente, a plataforma recebe em média 1884,6 visualizações, e as mídias sociais 2713,3. Assim, este trabalho visa introduzir o modelo de capacitação e suporte adotado e, sobretudo, a potencialidade do projeto para a divulgação e formação de uma comunidade científica que vá além do espaço da universidade e do resultado alcançado até o presente momento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 André de Oliveira Garcia, Elaine Canisela, Erica Mariosa, Ricardo Augusto da Silva, Carolina Frandsen Pereira da Costa, Vera Regina Toledo Camargo, Roberto Mitsuo Takata

Downloads

Não há dados estatísticos.