Modelagem e implantação de programa de competência em informação

Autores

  • Valéria dos Santos Gouveia Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Regiane Alcântara Bracchi Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Helena Segnorelli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8338

Palavras-chave:

Gestão por competência. Competência em informação. Bibliotecas.

Resumo

A explosão da informação desencadeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação requerem novas habilidades de acesso, avaliação e organização da informação, principalmente em ambientes mediatizados pelas tecnologias digitais. Ao mesmo tempo, nas sociedades onde o conhecimento tem um papel central, não tem sido suficiente o acesso para o processamento e organização da informação, sendo necessária a modelação e transformação para criar novos conhecimentos para usá-la como fontes de novas ideias. As típicas habilidades requeridas para esta dimensão são habilidades de investigação e resolução de problemas, que levam a algum ponto de definição, busca, avaliação, seleção, organização, análise e interpretação da informação. Os objetivos do presente trabalho são: conceber a modelagem de um programa de competência em informação para o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e implementar de acordo com os preceitos estabelecidos. Os procedimentos metodológicos propostos são de natureza qualiquantitativa, sendo do tipo descritiva exploratória. A modelagem do método foi embasada nos conceitos de Belluzzo e no Relatório "Euroreferencial em Información y Documentación, v.1 - Competencias y aptitudes de los profesionales europeos de información y documentación", sobre a temática Competência Informacional. Os instrumentos utilizados para coleta e tratamento dos dados foram entrevista, pesquisa em fontes de informação e Software Excel. Os resultados obtidos foram: Modelagem do Programa de Competência em Informação para o SBU, onde foi concebido duas vertentes, os profissionais da informação e usuários; Implantação do Programa de Competência em Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria dos Santos Gouveia Martins, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília/SP, em 2016; Mestrado em Gestão da Qualidade Total, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas/SP, 2004; Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté, SP, 1988/89; Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, 1980; Formação Black Belt pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP, Campinas/SP, 2000, e Gestão Estratégica Pública pela Escola de Extensão da UNICAMP, 2007.

Regiane Alcântara Bracchi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia (PUC-Campinas, 2002) e mestrado em Ciência da Informação (PUC-Campinas, 2007), atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, administração de unidades de informação e técnicas bibliométricas. É docente do curso de Biblioteconomia da PUC-Campinas e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Helena Segnorelli, Universidade Estadual de Campinas

Diretora da Área de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MARTINS, V. dos S. G.; BRACCHI, R. A.; SEGNORELLI, M. H. Modelagem e implantação de programa de competência em informação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 126–126, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8338. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8338. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>