Resumo
A explosão da informação desencadeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação requerem novas habilidades de acesso, avaliação e organização da informação, principalmente em ambientes mediatizados pelas tecnologias digitais. Ao mesmo tempo, nas sociedades onde o conhecimento tem um papel central, não tem sido suficiente o acesso para o processamento e organização da informação, sendo necessária a modelação e transformação para criar novos conhecimentos para usá-la como fontes de novas ideias. As típicas habilidades requeridas para esta dimensão são habilidades de investigação e resolução de problemas, que levam a algum ponto de definição, busca, avaliação, seleção, organização, análise e interpretação da informação. Os objetivos do presente trabalho são: conceber a modelagem de um programa de competência em informação para o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e implementar de acordo com os preceitos estabelecidos. Os procedimentos metodológicos propostos são de natureza qualiquantitativa, sendo do tipo descritiva exploratória. A modelagem do método foi embasada nos conceitos de Belluzzo e no Relatório "Euroreferencial em Información y Documentación, v.1 - Competencias y aptitudes de los profesionales europeos de información y documentación", sobre a temática Competência Informacional. Os instrumentos utilizados para coleta e tratamento dos dados foram entrevista, pesquisa em fontes de informação e Software Excel. Os resultados obtidos foram: Modelagem do Programa de Competência em Informação para o SBU, onde foi concebido duas vertentes, os profissionais da informação e usuários; Implantação do Programa de Competência em Informação.
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Copyright (c) 2016 Valéria dos Santos Gouveia Martins, Regiane Alcântara Bracchi, Maria Helena Segnorelli