Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados

Autores

  • Daniel Razzo Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Alberto de Paula Leite Universidade Estadual de Campinas
  • N. R. P. da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Fernando Galembeck Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8332

Palavras-chave:

Resíduo de disparo. Polícia científica. Microscopia eletrônica de Varredura

Resumo

Detecção de resíduo de disparo de armas é importante por que com o passar do tempo, há uma perda significante de GSR (do inglês – gunshot residue). O projeto teve como motivação envolver a comunidade científica com as policias científicas locais com o alvo de equipá-los melhor para melhorarmos a segurança pública. Neste projeto, duas armas, dois tecidos e dois tipos de lavagem foram usados para se determinar quanto tempo GSR é removido das mãos de um suspeito. No projeto houve também uma etapa que envolveu o treinamento da polícia científica da região de Campinas. A parte cientifica durou quatros anos e bons resultados foram obtidos tanto na parte experimental quanto no treino da polícia. Esses dados já foram apresentados em quatro congressos de microscopia pelo país. O estudo sugeriu que materiais com 100% algodão seguram GSR por mais tempo e que um revólver, tipo Taurus o GSR foi achado até a terceira lavagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Razzo, Universidade Estadual de Campinas

IQ/ UNICAMP

Carlos Alberto de Paula Leite, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/ UNICAMP

N. R. P. da Silva, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/ UNICAMP

Fernando Galembeck, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

RAZZO, D.; LEITE, C. A. de P.; SILVA, N. R. P. da; GALEMBECK, F. Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 143–143, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8332. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8332. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão