Banner Portal
Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados
PDF

Palavras-chave

Resíduo de disparo. Polícia científica. Microscopia eletrônica de Varredura

Como Citar

RAZZO, Daniel; LEITE, Carlos Alberto de Paula; SILVA, N. R. P. da; GALEMBECK, Fernando. Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 143–143, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8332. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Detecção de resíduo de disparo de armas é importante por que com o passar do tempo, há uma perda significante de GSR (do inglês – gunshot residue). O projeto teve como motivação envolver a comunidade científica com as policias científicas locais com o alvo de equipá-los melhor para melhorarmos a segurança pública. Neste projeto, duas armas, dois tecidos e dois tipos de lavagem foram usados para se determinar quanto tempo GSR é removido das mãos de um suspeito. No projeto houve também uma etapa que envolveu o treinamento da polícia científica da região de Campinas. A parte cientifica durou quatros anos e bons resultados foram obtidos tanto na parte experimental quanto no treino da polícia. Esses dados já foram apresentados em quatro congressos de microscopia pelo país. O estudo sugeriu que materiais com 100% algodão seguram GSR por mais tempo e que um revólver, tipo Taurus o GSR foi achado até a terceira lavagem.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniel Razzo, Carlos Alberto de Paula Leite, N. R. P. da Silva, Fernando Galembeck

Downloads

Não há dados estatísticos.