Banner Portal
Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Resíduo de disparo. Polícia científica. Microscopia eletrônica de Varredura

How to Cite

RAZZO, Daniel; LEITE, Carlos Alberto de Paula; SILVA, N. R. P. da; GALEMBECK, Fernando. Comparação de resíduo de disparo de duas armas de mão usando sem-eds depois de lavar a mão e a máquina os dois tipos diferentes de tecidos usados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 143–143, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8332. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

Detecção de resíduo de disparo de armas é importante por que com o passar do tempo, há uma perda significante de GSR (do inglês – gunshot residue). O projeto teve como motivação envolver a comunidade científica com as policias científicas locais com o alvo de equipá-los melhor para melhorarmos a segurança pública. Neste projeto, duas armas, dois tecidos e dois tipos de lavagem foram usados para se determinar quanto tempo GSR é removido das mãos de um suspeito. No projeto houve também uma etapa que envolveu o treinamento da polícia científica da região de Campinas. A parte cientifica durou quatros anos e bons resultados foram obtidos tanto na parte experimental quanto no treino da polícia. Esses dados já foram apresentados em quatro congressos de microscopia pelo país. O estudo sugeriu que materiais com 100% algodão seguram GSR por mais tempo e que um revólver, tipo Taurus o GSR foi achado até a terceira lavagem.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniel Razzo, Carlos Alberto de Paula Leite, N. R. P. da Silva, Fernando Galembeck

Downloads

Download data is not yet available.