Programa profissionais sem fronteiras: ousadia e inovação

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8329

Palavras-chave:

Competências. Pesquisa científica – apoio. Extensão universitária. Educação permanente. Capacitação profissional.

Resumo

É um programa permanente da Universidade que promove a consolidação, expansão e internacionalização por meio das ações desenvolvidas no âmbito do SIMTEC, Prêmio PAEPE, Mobilidade VRERI, e outras ações pertinentes ao desenvolvimento profissional dos funcionários ultrapassando fronteiras, propondo a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade. Este programa, que está sendo implementado, é pioneiro na esfera pública garantindo o desenvolvimento profissional e acadêmico do funcionário da Universidade Estadual de Campinas. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências para o desdobramento e elaboração de trabalhos técnico-científicos fomentando a participação e inserção do servidor administrativo no ambiente acadêmico universitário. Verificamos hoje, que o sistema da Universidade não possui um espaço que permita uma interlocução com as três categorias (alunos, docentes e funcionários), ocorrendo acarretamento de desperdícios de competências e que freiam o desenvolvimento do potencial da Universidade. O espaço do programa “Profissionais Sem Fronteiras” visa os seguintes desdobramentos: educação permanente; capacitação do profissional e apoio técnico de criação e submissão de projetos. Essa visão estratégica formula condições para que se possa desenvolver e aprimorar as seguintes linhas de ações com base nos desdobramentos: 1) serviços para traduções de artigos e projetos para outra língua (inglês); 2) normalização e orientação bibliográfica e ética na pesquisa de trabalhos a serem submetidos ao SIMTEC e outros do gênero; 3) auxilio na elaboração de projetos e editais; 4) auxílio em como elaborar artigos científicos; 5) elevator pitch e outros formatos. Contando com o apoio constante das instâncias na Universidade que operam com o desenvolvimento profissional, será possível termos o aporte da estruturação física para instalação do programa e também financeira para podermos termos na Universidade a formação dos profissionais sem fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012].

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, G. C. Programa profissionais sem fronteiras: ousadia e inovação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 121–121, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8329. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8329. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>