O combate ao racismo na formação escolar e construçao da cidadania

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8299

Palavras-chave:

Cidadania. Tecnologia em sala de aula. Ensino médio.

Resumo

O combate ao racismo é tema relevante. Importante fazer avançar mecanismos de reforço para que seja eliminado. A escola é um espaço privilegiado para a formação educacional, cultural e de conscientização . Diversos profissionais da Unicamp, em especial aqueles que também atuam nas escolas públicas, têm trazido contribuição com ações e estratégicas pedagógicas, experiências exitosas e de possibilidades de replicamento. Métodos Aplicado para 70 alunos no ano letivo de 2015. O uso de tecnologia em sala de aula, como, por exemplo o celular, visto como negativo nos processos da aula, pela dispersão dos alunos, pode e deve, tornar-se estratégico. Foi o que aconteceu em uma escola pública próxima à Unicamp. Alunos foram desafiados a organizarem grupos, debaterem a questão do racismo e depois, usando o celular, exporem ideias , denúncia no combate ao racismo. Resultados Foram produzidos, através do aparelho celular, vídeos. Num deles, ambientado na residência de um dos alunos integrantes do grupo, houve a elaboração de uma narrativa, cujo enredo tinha como foco o tema. Causou impacto ao grupo especializado que acompanhou projeto, a qualificada construção realizada pelos alunos . O vídeo foi exibido para diversas escolas públicas da região leste de Campinas, como exemplo de uma prática inovadora e eficiente na articulação de diversas disciplinas escolares. Considerações finais O projeto foi realizado com a participação de profissionais da Unicamp que também atuam, em horário complementar, nas atividades docentes. Em parceria com a Puc-Campinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Educação - título obtido no Mestrado em Educação do Centro Universitário Unisal de São Paulo, unidade de Americana. Título da dissertação: Ensino Médio: aspectos históricos, legais e questões do período noturno (1971-2006).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

LINS, E. C. O combate ao racismo na formação escolar e construçao da cidadania. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 112–112, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8299. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>