Herbário UEC: gerenciamento digital de dados científicos e administrativos.

Autores

  • Kamila Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Lívia Cordi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8296

Palavras-chave:

Herbário. Intranet. Acervo. Digitalização. Intercambio.

Resumo

O Herbário UEC, fundado em 1974 e considerado Fiel Depositário desde 2004, faz parte do INCT (Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) cuja missão é proporcionar dados de qualidade para acesso ao público, disponíveis online no Projeto Herbário Virtual (http://inct.splink.org.br/) do Centro de Referência em Informação Ambiental – CRIA. O processo de digitalização vem sendo implementado no herbário e torna as informações disponíveis para um público diversificado. Este é um procedimento fundamental para o avanço da ciência, pois acelera a troca de dados em botânica e ciências afins e facilita o gerenciamento das coleções, além de auxiliar na preservação das coletas. São 171.029 exemplares informatizados pelo programa BRAHMS (Botanical Research and Herbarium Management System) e 83.609 imagens disponíveis online e mais de 189.000 exsicatas no acervo. Diante do desafio de gerenciar o intercambio dos muitos materiais tanto do Herbário UEC como de outras coleções foi criado um sistema para automatizar, agilizar e melhorar o controle dessas transações. O sistema desenvolvido dentro da INTRANET do Instituto de Biologia auxilia no cumprimento dos prazos de empréstimos, devoluções e prorrogações de empréstimos, tanto internos como externos e de empréstimos a docentes e alunos do Instituto de Biologia. O sistema permitiu maior agilidade no processo de consulta aos dados tanto para os funcionários quanto para os usuários do herbário. A possibilidade do acesso digital ao acervo e controle das transações internas e externas é um grande avanço para a divulgação e funcionamento do Herbário UEC, otimizando e facilitando os processos diários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013). Atualmente é técnica de laboratório da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental.

Lívia Cordi, Universidade Estadual de Campinas

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestrado em Ciências e Tecnologia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química- UNICAMP (2008). Doutoranda do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Atualmente é Curadora do Herbário da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

LIMA, K. P.; CORDI, L. Herbário UEC: gerenciamento digital de dados científicos e administrativos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 110–110, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8296. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8296. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)