Projeto e construção de forno continuo para espumagem de metais celulares

Autores

  • Fabio Gatamorta Universidade Estadual de Campinas
  • Almiro Franco Silveira Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Claudomiro Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Aristides Magri Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8290

Palavras-chave:

Materiais celulares. Espumagem forno contínuo. Controle.

Resumo

O desenvolvimento tecnológico permitiu a criação da classe dos metais celulares que tornaram possível a oferta de espumas e esponjas metálicas. Ele se caracteriza por apresentar uma grande quantidade de vazios (tipicamente da ordem de 70% do seu volume) delimitados por paredes metálicas. Esta constituição particular fornece uma combinação específica de propriedades que não podem ser obtidas em um único material convencional como baixa densidade aliada à alta rigidez e/ou capacidade de absorção de energia em impactos. Um dos processos utilizados para sua fabricação é a espumagem de precursores que são constituídos de mistura compactada de pó metálico e agente espumante. Com o aquecimento, o agente espumante produz o gás necessário para a promoção das células porosas no interior das esferas. O objetivo do trabalho é o projeto e a construção de um forno contínuo aplicado ao controle de processos de espumagem através de precursores de ligas AA7075 + agente espumante TiH2. O trabalho foi constituído pelo o projeto mecânico realizado a partir do software Solidworks junto com os cálculos de potência e resistividade para obtenção das temperaturas de trabalho desejadas. O elemento resistivo foi confeccionado em torno convencional a partir de um rolo de fio resistivo. O projeto mecatrônico foi desenvolvido em Labview com uso de uma placa de controle, entrada usb e dll obtido por software livre com saídas digitais e analógicas. O resultado mostrou alta operacionalidade do conjunto que proporcionou a produção de séries de amostras para caracterização mecânica e metalúrgica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Gatamorta, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Doutorando em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas, Professor Adjunto - TI (tempo integral) da Universidade Paulista - UNIP, Professor Adjunto na Faculdade Anhanguera de Jundiaí e Profissional para Assuntos Universitários da Universidade Estadual de Campinas.

Almiro Franco Silveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Sistemas Integrados da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Claudomiro Alves, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Aristides Magri, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

GATAMORTA, F.; SILVEIRA JUNIOR, A. F.; ALVES, C.; MAGRI, A. Projeto e construção de forno continuo para espumagem de metais celulares. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 108–108, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8290. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8290. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)