Afetividade na educação infantil: uma perpectiva de reciprocidade na relação escola-familía

Autores

  • Ana Paula Barraca Universidade Estadual de Campinas
  • Marcia Adriano Batista Freire Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8276

Palavras-chave:

Afetividade. Criança. Escola.

Resumo

Este tema trata-se da importância da afetividade dentro das escolas, percebemos que na maioria dos alunos há uma constante busca por atenção e carinho, desta forma é importante que se discuta por parte da escola, de compreender o aluno em sua totalidade. Levando em consideração a importância da educação infantil, defendemos a relevância desse tema, fazendo com que a instituição escolar e os professores repensem nos seus trabalhos pedagógicos, ficando atentos para carências afetivas de seus alunos, proporcionando ao mesmo maior atenção e carinho. Esta pesquisa tem como objetivo orientar as instituições escolares para atividades escola-família, conscientizando-os à importância da afetividade na educação infantil, durante o desenvolvimento da criança. Deste modo podemos afirmar que a criança só aprende quando se sente amada e motivada a aprender. A família e a escola têm papel primordial no desenvolvimento e no processo de aprendizagem da criança, pois a mesma se espelha nos membros de sua família, nos professores e nos próprios colegas de classe. A escola que valorizam a afetividade em seus alunos obtém resultados muito positivo nos objetivos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Barraca, Universidade Estadual de Campinas

DGRH/UNICAMP

Marcia Adriano Batista Freire, Universidade Estadual de Campinas

DGRH/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

BARRACA, A. P.; FREIRE, M. A. B. Afetividade na educação infantil: uma perpectiva de reciprocidade na relação escola-familía. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 128–128, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8276. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8276. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)