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Acidente cerebrovascular na infância: avaliação do desenvolvimento cognitivo e das habilidades básicas (escrita, aritmética e leitura) necessárias ao aprendizado escolar
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Palavras-chave

Acidente cerebrovascular. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem escolar.

Como Citar

RODRIGUES, S. das D.; CIASCA, S. M.; RIBEIRO, M. V. L. de M. Acidente cerebrovascular na infância: avaliação do desenvolvimento cognitivo e das habilidades básicas (escrita, aritmética e leitura) necessárias ao aprendizado escolar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 126–126, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8269. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

Comparado à idade adulta, na infância o AVC é considerado raro. Ainda hoje não é incomum a literatura indicar boa recuperação funcional da criança com AVC, o que induz à falsa idéia de que na infância a doença cerebrovascular tem bom prognóstico. Entretanto, estudos recentes mostram que os aspectos cognitivos são prejudicados após insulto cerebrovascular. Considerando-se que os dados disponíveis a esse respeito são originários de outras realidades sócio-econômico-culturais, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento cognitivo e as habilidades básicas (leitura, escrita e aritmética) necessárias ao aprendizado escolar. Confirmando hipótese prévia, constatou-se que a lesão cerebrovascular é prejudicial ao desenvolvimento cognitivo, bem como para as habilidades acadêmicas básicas necessárias ao aprendizado escolar.
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Copyright (c) 2016 Sonia das Dores Rodrigues, Sylvia Maria Ciasca, Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro

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