Banner Portal
Acidente cerebrovascular na infância: avaliação do desenvolvimento cognitivo e das habilidades básicas (escrita, aritmética e leitura) necessárias ao aprendizado escolar
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Acidente cerebrovascular. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem escolar.

How to Cite

RODRIGUES, Sonia das Dores; CIASCA, Sylvia Maria; RIBEIRO, Maria Valeriana Leme de Moura. Acidente cerebrovascular na infância: avaliação do desenvolvimento cognitivo e das habilidades básicas (escrita, aritmética e leitura) necessárias ao aprendizado escolar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 126–126, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8269. Acesso em: 18 jul. 2024.

Abstract

Comparado à idade adulta, na infância o AVC é considerado raro. Ainda hoje não é incomum a literatura indicar boa recuperação funcional da criança com AVC, o que induz à falsa idéia de que na infância a doença cerebrovascular tem bom prognóstico. Entretanto, estudos recentes mostram que os aspectos cognitivos são prejudicados após insulto cerebrovascular. Considerando-se que os dados disponíveis a esse respeito são originários de outras realidades sócio-econômico-culturais, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento cognitivo e as habilidades básicas (leitura, escrita e aritmética) necessárias ao aprendizado escolar. Confirmando hipótese prévia, constatou-se que a lesão cerebrovascular é prejudicial ao desenvolvimento cognitivo, bem como para as habilidades acadêmicas básicas necessárias ao aprendizado escolar.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sonia das Dores Rodrigues, Sylvia Maria Ciasca, Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro

Downloads

Download data is not yet available.