Banner Portal
Jogos educativos
PDF

Como Citar

SEGNORELLI, Maria Helena. Jogos educativos: biblioteca também é lugar de brincar!. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 97–97, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8261. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Biblioteca Universitária está profundamente vinculada à educação e à cultura, fazendo parte de sua missão preservar, produzir e promover a relação ensino-aprendizagem. A diversidade de materiais oferecidos na biblioteca é fator preponderante na aquisição e geração deste conhecimento. Considerando o bibliotecário neste contexto de mediador/educador, resolvemos estudar uma forma de gerar produtos que atingissem a diversidade de públicos em potencial da biblioteca, e que fosse utilizado o lúdico como facilitar deste aprendizado. Após pesquisas e estudos no âmbito da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes, optamos pela criação de jogos educativos, pois esta opção de trabalho, o conhecer e aprender implicam em mudança de referencial, pois vão além da informação, tornando-se saberes, compondo um roteiro de construção do conhecimento e ampliação do repertório. Foram produzidos três jogos distintos: Dominó literário, Descobrindo a Literatura e Quadro a quadro. Acreditamos que este conjunto de jogos propiciou uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos são importantes parceiros e colaboradores. Concluímos que está ação na biblioteca permitiu e incentivou a autocrítica, o pensamento reflexivo e a criatividade nos jovens participantes e atingiu com pleno êxito nossos objetivos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Helena Segnorelli

Downloads

Não há dados estatísticos.