Jogos educativos

biblioteca também é lugar de brincar!

Autores

  • Maria Helena Segnorelli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8261

Resumo

A Biblioteca Universitária está profundamente vinculada à educação e à cultura, fazendo parte de sua missão preservar, produzir e promover a relação ensino-aprendizagem. A diversidade de materiais oferecidos na biblioteca é fator preponderante na aquisição e geração deste conhecimento. Considerando o bibliotecário neste contexto de mediador/educador, resolvemos estudar uma forma de gerar produtos que atingissem a diversidade de públicos em potencial da biblioteca, e que fosse utilizado o lúdico como facilitar deste aprendizado. Após pesquisas e estudos no âmbito da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes, optamos pela criação de jogos educativos, pois esta opção de trabalho, o conhecer e aprender implicam em mudança de referencial, pois vão além da informação, tornando-se saberes, compondo um roteiro de construção do conhecimento e ampliação do repertório. Foram produzidos três jogos distintos: Dominó literário, Descobrindo a Literatura e Quadro a quadro. Acreditamos que este conjunto de jogos propiciou uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos são importantes parceiros e colaboradores. Concluímos que está ação na biblioteca permitiu e incentivou a autocrítica, o pensamento reflexivo e a criatividade nos jovens participantes e atingiu com pleno êxito nossos objetivos.

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Biografia do Autor

Maria Helena Segnorelli, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em biblioteconomia pela PUC-Campinas, bibliotecária da Seção de Processamento Técnico do AEL/IFCH/UNICAMP.

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

SEGNORELLI, M. H. Jogos educativos: biblioteca também é lugar de brincar!. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 97–97, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8261. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8261. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão