Banner Portal
Jogos educativos
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

SEGNORELLI, Maria Helena. Jogos educativos: biblioteca também é lugar de brincar!. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 97–97, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8261. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

A Biblioteca Universitária está profundamente vinculada à educação e à cultura, fazendo parte de sua missão preservar, produzir e promover a relação ensino-aprendizagem. A diversidade de materiais oferecidos na biblioteca é fator preponderante na aquisição e geração deste conhecimento. Considerando o bibliotecário neste contexto de mediador/educador, resolvemos estudar uma forma de gerar produtos que atingissem a diversidade de públicos em potencial da biblioteca, e que fosse utilizado o lúdico como facilitar deste aprendizado. Após pesquisas e estudos no âmbito da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes, optamos pela criação de jogos educativos, pois esta opção de trabalho, o conhecer e aprender implicam em mudança de referencial, pois vão além da informação, tornando-se saberes, compondo um roteiro de construção do conhecimento e ampliação do repertório. Foram produzidos três jogos distintos: Dominó literário, Descobrindo a Literatura e Quadro a quadro. Acreditamos que este conjunto de jogos propiciou uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos são importantes parceiros e colaboradores. Concluímos que está ação na biblioteca permitiu e incentivou a autocrítica, o pensamento reflexivo e a criatividade nos jovens participantes e atingiu com pleno êxito nossos objetivos.

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Helena Segnorelli

Downloads

Download data is not yet available.