Plantão social: espaço privilegiado de ensino e aprendizagem

Autores

  • Marli Elisa Nascimento Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Maritsa Andreza Schali Bonini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8254

Palavras-chave:

Formação profissional. Plantão. Serviço social

Resumo

O Plantão Social se configura enquanto espaço de ensino, a construção de conhecimentos e competências a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional onde os supervisores de campo de estágio e da faculdade promovem a capacitação a fim de prepará-lo para o exercício do trabalho profissional (ABEPSS, 2012). Objetivo: Descrever as observações do campo de estágio. Método e Resultado: O Projeto de Estágio nas Enfermarias do HC-Unicamp se inicia pelo levantamento do Censo de pacientes internados pela urgência e na assistência prestada aos pacientes – familiares onde à percepção do discente será nos contextos da internação: agravo a saúde, relações sociais e trabalho. Durante os atendimentos se observou as aflições dos pacientes devido: à fragilidade da saúde, a incerteza da continuidade da vida, as adversidades, imposições socioeconômicas que o envolvem, a necessidade do vínculo com o profissional do Serviço Social que chamamos de “Escuta e Conversa" acolhedora, onde se conhece e respeita o contexto sócio histórico e cultural de cada um. A partir destas realidades o supervisor sugere o diálogo entre as políticas públicas, com vistas à promoção do amparo e ou garantia dos direitos sociais. Conclusão: as atividades de estágio desenvolvidas no plantão proporcionaram ao acadêmico a construção do perfil profissional que se pretendia formar, de maneira que se torne crítico, criativo e propositivo, desenvolvendo a sensibilidade para a escuta qualificada das demandas sociais com as quais irá intervir, aliando a teoria e prática nos valores e princípios que norteiam o projeto ético‐político.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Elisa Nascimento Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

HC - HOSPITAL DE CLINICAS;CASS - COORDENADORIA DE ASSISTENCIA;DSSOC - SERVICO SOCIAL

Maritsa Andreza Schali Bonini, Universidade Estadual de Campinas

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Publicado

2016-09-12

Como Citar

FERNANDES, M. E. N.; BONINI, M. A. S. Plantão social: espaço privilegiado de ensino e aprendizagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 77–77, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8254. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8254. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)