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Plantão social: espaço privilegiado de ensino e aprendizagem

Keywords

Formação profissional. Plantão. Serviço social

How to Cite

FERNANDES, Marli Elisa Nascimento; BONINI, Maritsa Andreza Schali. Plantão social: espaço privilegiado de ensino e aprendizagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 77–77, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8254. Acesso em: 31 aug. 2024.

Abstract

O Plantão Social se configura enquanto espaço de ensino, a construção de conhecimentos e competências a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional onde os supervisores de campo de estágio e da faculdade promovem a capacitação a fim de prepará-lo para o exercício do trabalho profissional (ABEPSS, 2012). Objetivo: Descrever as observações do campo de estágio. Método e Resultado: O Projeto de Estágio nas Enfermarias do HC-Unicamp se inicia pelo levantamento do Censo de pacientes internados pela urgência e na assistência prestada aos pacientes – familiares onde à percepção do discente será nos contextos da internação: agravo a saúde, relações sociais e trabalho. Durante os atendimentos se observou as aflições dos pacientes devido: à fragilidade da saúde, a incerteza da continuidade da vida, as adversidades, imposições socioeconômicas que o envolvem, a necessidade do vínculo com o profissional do Serviço Social que chamamos de “Escuta e Conversa" acolhedora, onde se conhece e respeita o contexto sócio histórico e cultural de cada um. A partir destas realidades o supervisor sugere o diálogo entre as políticas públicas, com vistas à promoção do amparo e ou garantia dos direitos sociais. Conclusão: as atividades de estágio desenvolvidas no plantão proporcionaram ao acadêmico a construção do perfil profissional que se pretendia formar, de maneira que se torne crítico, criativo e propositivo, desenvolvendo a sensibilidade para a escuta qualificada das demandas sociais com as quais irá intervir, aliando a teoria e prática nos valores e princípios que norteiam o projeto ético‐político.

 

 


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Copyright (c) 2016 Marli Elisa Nascimento Fernandes, Maritsa Andreza Schali Bonini

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