A bolsa emergência no contexto econômico e acadêmico do universitário

Autores

  • Mara Sundfeld Iaderozza Figueiredo Universidade Estadual de Campinas
  • Sonia Maria Pereira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8237

Palavras-chave:

Estudante. Serviço Social. Bolsa Emergência

Resumo

O Serviço Social do SAE tem como principal atividade: acolher, escutar, orientar, encaminhar, desde o momento da solicitação da Bolsa Emergência até a contemplação e o cumprimento da mesma. Nesta perspectiva o Serviço Social promove uma inserção socioeconômica, com o compromisso ético aos alunos que estão passando por algum tipo de dificuldade naquele momento. O objetivo principal da Bolsa Emergência é atender aos alunos regularmente matriculados de Graduação e Pós–Graduação que estão em situação precária seja na saúde, na fatalidade de um óbito, no desemprego inesperado, entre outras circunstâncias inopinadas, com ciência que o benefício será concedido uma vez ao ano devido a grande demanda. A metodologia utilizada para a avaliação da Bolsa Emergência é através de entrevista e análise socioeconômica. No atendimento é verificado se o aluno está cadastrado junto ao serviço, caso contrário são solicitadas as devidas documentações para a avaliação do Serviço Social. A solicitação do aluno poderá conter o parecer social favorável, e posteriormente o benefício será liberado ao aluno, sob orientação, encaminhamento e acompanhamento da Assistente Social. A proposta da Bolsa Emergência é o atendimento específico que afeta o aluno, pois manter-se na Universidade é, para a maioria dos estudantes de baixa renda, quase tão difícil quanto ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Sundfeld Iaderozza Figueiredo, Universidade Estadual de Campinas

SAE/UNICAMP

Sonia Maria Pereira, Universidade Estadual de Campinas

SAE/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

FIGUEIREDO, M. S. I.; PEREIRA, S. M. A bolsa emergência no contexto econômico e acadêmico do universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 115–115, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8237. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8237. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)