Banner Portal
A bolsa emergência no contexto econômico e acadêmico do universitário
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Estudante. Serviço Social. Bolsa Emergência

How to Cite

FIGUEIREDO, Mara Sundfeld Iaderozza; PEREIRA, Sonia Maria. A bolsa emergência no contexto econômico e acadêmico do universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 115–115, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8237. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

O Serviço Social do SAE tem como principal atividade: acolher, escutar, orientar, encaminhar, desde o momento da solicitação da Bolsa Emergência até a contemplação e o cumprimento da mesma. Nesta perspectiva o Serviço Social promove uma inserção socioeconômica, com o compromisso ético aos alunos que estão passando por algum tipo de dificuldade naquele momento. O objetivo principal da Bolsa Emergência é atender aos alunos regularmente matriculados de Graduação e Pós–Graduação que estão em situação precária seja na saúde, na fatalidade de um óbito, no desemprego inesperado, entre outras circunstâncias inopinadas, com ciência que o benefício será concedido uma vez ao ano devido a grande demanda. A metodologia utilizada para a avaliação da Bolsa Emergência é através de entrevista e análise socioeconômica. No atendimento é verificado se o aluno está cadastrado junto ao serviço, caso contrário são solicitadas as devidas documentações para a avaliação do Serviço Social. A solicitação do aluno poderá conter o parecer social favorável, e posteriormente o benefício será liberado ao aluno, sob orientação, encaminhamento e acompanhamento da Assistente Social. A proposta da Bolsa Emergência é o atendimento específico que afeta o aluno, pois manter-se na Universidade é, para a maioria dos estudantes de baixa renda, quase tão difícil quanto ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Mara Sundfeld Iaderozza Figueiredo, Sonia Maria Pereira

Downloads

Download data is not yet available.