Estudo de integração e alianças para obtenção de vantagens competitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8184

Resumo

Historicamente as atividades logísticas se iniciaram desde os tempos mais antigos e tomaram importância nas grandes batalhas, os líderes militares utilizavam-se dela para executarem suas estratégias de deslocamento e suprimentos de tropas, pois as batalhas nem sempre eram travadas próximas dos locais de alimentação e repouso dos soldados. Conseguir um diferencial competitivo na hodierna conjuntura, considerando o mercado global, tem sido uma meta fundamental para as organizações competirem. A logística,faz-se nesse contexto um diferencial importante. Esta pesquisa prima por entender a potencialidade da logística e da gestão da cadeia de suprimentos, utilizadas pelas empresas objetivando a vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como, a conciliação da teoria com a prática utilizada por exemplos de empresas que através de parcerias alavancaram seus negócios. O gerenciamento da cadeia de suprimentos é vital para que as empresas possam se manter competitivas no cenário atual. Seu propósito é dispor de matérias-primas, produtos semi-acabados e estoque de bens finais no local correto, no tempo certo, com baixo custo, agregando benefícios aos consumidores finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Caetano Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Professor Universitário Assistente de Mecânica e Mecatrônica na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

 

Vinicius Luiz Ferraz Minatogawa, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas.

Jonathan Gazzola, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Docente Adjunto da Universidade Federal de São Carlos.

Misael Victor Nicoluci, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Mestrado em Administração-Marketing Estratégico Universidade Metodista de Piracicaba. Docente no Centro Regional Universitário de Espiríto Santo do Pinhal.

 

Fernando Ortolano, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas.

Michael Santos, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALMEIDA, C. C.; MINATOGAWA, V. L. F.; GAZZOLA, J.; NICOLUCI, M. V.; ORTOLANO, F.; SANTOS, M. Estudo de integração e alianças para obtenção de vantagens competitivas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 53–53, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8184. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8184. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)