Pensamento LEAN aplicado no processo de design do desenvolvimento de produto no setor de eletrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8182

Resumo

Conseguir um diferencial competitivo na atual conjuntura, considerando o mercado global, tem sido uma meta fundamental para as organizações competirem. O Design, faz-se nesse contexto um diferencial importante. Esta pesquisa prima por entender a potencialidade do Lean aplicado no processo de Design de desenvolvimento de produto no setor de eletrônica e assim demonstrar uma metodologia para a sua implantação pelas diversas empresas objetivando a vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como, a conciliação da teoria com a prática utilizada por estudo de caso de empresa do setor eletrônico. Conflitos provenientes da divergência de opiniões surgidas durante o processo de desenvolvimento de novos produtos, podem ser uma barreira à empresa que resolva adotar o design como ferramenta estratégica. As vantagens da integração do design às estratégias corporativas, estão em diferenciar-se no mercado por meio de sua imagem, produtos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Caetano Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Professor Universitário Assistente de Mecânica e Mecatrônica na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

 

Misael Victor Nicoluci, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Mestrado em Administração-Marketing Estratégico Universidade Metodista de Piracicaba. Docente no Centro Regional Universitário de Espiríto Santo do Pinhal.

 

Fernando Ortolano, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Almiro Franco Silveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

 

Michael Santos, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

Fabiana Aparecida Silva, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALMEIDA, C. C.; NICOLUCI, M. V.; ORTOLANO, F.; SILVEIRA JUNIOR, A. F.; SANTOS, M.; SILVA, F. A. Pensamento LEAN aplicado no processo de design do desenvolvimento de produto no setor de eletrônica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 52–52, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8182. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8182. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)