Banner Portal
Pensamento LEAN aplicado no processo de design do desenvolvimento de produto no setor de eletrônica
PDF

Como Citar

ALMEIDA, Carlos Caetano; NICOLUCI, Misael Victor; ORTOLANO, Fernando; SILVEIRA JUNIOR, Almiro Franco; SANTOS, Michael; SILVA, Fabiana Aparecida. Pensamento LEAN aplicado no processo de design do desenvolvimento de produto no setor de eletrônica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 52–52, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8182. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Conseguir um diferencial competitivo na atual conjuntura, considerando o mercado global, tem sido uma meta fundamental para as organizações competirem. O Design, faz-se nesse contexto um diferencial importante. Esta pesquisa prima por entender a potencialidade do Lean aplicado no processo de Design de desenvolvimento de produto no setor de eletrônica e assim demonstrar uma metodologia para a sua implantação pelas diversas empresas objetivando a vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como, a conciliação da teoria com a prática utilizada por estudo de caso de empresa do setor eletrônico. Conflitos provenientes da divergência de opiniões surgidas durante o processo de desenvolvimento de novos produtos, podem ser uma barreira à empresa que resolva adotar o design como ferramenta estratégica. As vantagens da integração do design às estratégias corporativas, estão em diferenciar-se no mercado por meio de sua imagem, produtos e serviços.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Caetano Almeida, Misael Victor Nicoluci, Fernando Ortolano, Almiro Franco Silveira Junior, Michael Santos, Fabiana Aparecida Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.