Abstract
Conseguir um diferencial competitivo na atual conjuntura, considerando o mercado global, tem sido uma meta fundamental para as organizações competirem. O Design, faz-se nesse contexto um diferencial importante. Esta pesquisa prima por entender a potencialidade do Lean aplicado no processo de Design de desenvolvimento de produto no setor de eletrônica e assim demonstrar uma metodologia para a sua implantação pelas diversas empresas objetivando a vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como, a conciliação da teoria com a prática utilizada por estudo de caso de empresa do setor eletrônico. Conflitos provenientes da divergência de opiniões surgidas durante o processo de desenvolvimento de novos produtos, podem ser uma barreira à empresa que resolva adotar o design como ferramenta estratégica. As vantagens da integração do design às estratégias corporativas, estão em diferenciar-se no mercado por meio de sua imagem, produtos e serviços.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Carlos Caetano Almeida, Misael Victor Nicoluci, Fernando Ortolano, Almiro Franco Silveira Junior, Michael Santos, Fabiana Aparecida Silva