Banner Portal
Avaliação de acervos históricos na área da saúde
PDF

Como Citar

AMARAL, Ivan Luiz Martins Franco; OLIVEIRA, Emilton Barbosa; PODEROSO, Rosana Evangelista; SILVA, Maria Helena Alves; BASSO, Rafaela. Avaliação de acervos históricos na área da saúde: cooperação multidisciplinar na FCM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 31–31, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8161. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O Centro de Memória da FCM (CMA/FCM) possui em seus trâmites um processo para recepção de doações de acervos pessoais dos docentes da FCM que fizeram parte da história da unidade. A partir de 2012 a Biblioteca FCM passou a fazer parte deste trabalho, deste modo este pôster tem o objetivo de descrever esta parceria agregada após a definição dos papéis dos dois serviços. Metodologia: após nomeação do Grupo de Trabalho feita pelo Diretor da FCM é formado um comitê de especialistas de acordo com a área do acervo, tendo como membros CMA/FCM, Arquivo e Biblioteca FCM, Arquivo Central, Biblioteca Central Cesar Lattes/Seção de Obras Raras e Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde. A parceria viabilizou a constituição de um novo fluxo no processo, para avaliação entre livros e demais tipos documentais, onde os conjuntos são identificados por ambas as áreas e podem ser destinados fisicamente, para as áreas afins de acordo com o uso ou guarda final (CMA/FCM, Arquivo Central, Biblioteca Acadêmica ou Biblioteca de Obras Raras), favorecendo dessa maneira a conservação e acesso ao material produzido pelo pesquisador. Até o momento foram feitas a avaliação de 06 acervos. A melhoria neste processo viabilizou resgate destes conjuntos documentais com base na avaliação de um Grupo de trabalho multidisciplinar, com especialistas em ciências da saúde, arquivologia, biblioteconomia, obras raras e história para analisar o conteúdo da doação e deste modo os documentos puderam ter destinação final de acordo com a avaliação deste novo grupo multidisciplinar.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ivan Luiz Martins Franco Amaral, Emilton Barbosa Oliveira, Rosana Evangelista Poderoso, Maria Helena Alves Silva, Rafaela Basso

Downloads

Não há dados estatísticos.