Avaliação de acervos históricos na área da saúde

cooperação multidisciplinar na FCM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8161

Resumo

O Centro de Memória da FCM (CMA/FCM) possui em seus trâmites um processo para recepção de doações de acervos pessoais dos docentes da FCM que fizeram parte da história da unidade. A partir de 2012 a Biblioteca FCM passou a fazer parte deste trabalho, deste modo este pôster tem o objetivo de descrever esta parceria agregada após a definição dos papéis dos dois serviços. Metodologia: após nomeação do Grupo de Trabalho feita pelo Diretor da FCM é formado um comitê de especialistas de acordo com a área do acervo, tendo como membros CMA/FCM, Arquivo e Biblioteca FCM, Arquivo Central, Biblioteca Central Cesar Lattes/Seção de Obras Raras e Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde. A parceria viabilizou a constituição de um novo fluxo no processo, para avaliação entre livros e demais tipos documentais, onde os conjuntos são identificados por ambas as áreas e podem ser destinados fisicamente, para as áreas afins de acordo com o uso ou guarda final (CMA/FCM, Arquivo Central, Biblioteca Acadêmica ou Biblioteca de Obras Raras), favorecendo dessa maneira a conservação e acesso ao material produzido pelo pesquisador. Até o momento foram feitas a avaliação de 06 acervos. A melhoria neste processo viabilizou resgate destes conjuntos documentais com base na avaliação de um Grupo de trabalho multidisciplinar, com especialistas em ciências da saúde, arquivologia, biblioteconomia, obras raras e história para analisar o conteúdo da doação e deste modo os documentos puderam ter destinação final de acordo com a avaliação deste novo grupo multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Luiz Martins Franco Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Assistente Administrativo do Centro de Memória e Arquivo da FCM/UNICAMP. Secretário da Comissão Setorial de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas.

Emilton Barbosa Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Rosana Evangelista Poderoso, Universidade Estadual de Campinas

Diretora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Helena Alves Silva, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Rafaela Basso, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

AMARAL, I. L. M. F.; OLIVEIRA, E. B.; PODEROSO, R. E.; SILVA, M. H. A.; BASSO, R. Avaliação de acervos históricos na área da saúde: cooperação multidisciplinar na FCM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 31–31, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8161. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8161. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>