Internacionalização de periódicos científicos

a experiência da RDBCI – Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8151

Palavras-chave:

Periódicos científicos, Internacionalização, Comunicação científica, Indicadores, Editoração científica, Biblioteconomia

Resumo

Incentivos à produção cientifica e ao acesso aberto a informação vem estimulando o crescimento da publicação científica brasileira. Mas ao mesmo tempo, a publicação científica que é parte essencial do processo de produção de conhecimento, encontra-se hoje em um momento de grandes mudanças e forte pressão de inserção no âmbito internacional. O objetivo deste trabalho é detalhar as ações e mudanças pelas quais a RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), vem passando para sua internacionalização e profissionalização, qualidades tão almejadas hoje por periódicos científicos nacionais. Neste sentido abordaremos através de levantamento, a atual situação dos periódicos científicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e o impacto desses periódicos na comunidade. Esta experiência da RDBCI nos seus 14 anos de existência, pode ser o caminho de outras revistas da área ou mesmo até de periódicos de outras áreas, como por exemplo, os periódicos que fazem parte do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP. Conclui-se que, para atingir aos requisitos da comunidade nacional cientifica, e atender as exigências estabelecidas pelos órgãos avaliadores, é necessário que a revista cumpra seu papel dando visibilidade aos seus conteúdos tanto na língua materna (português) quanto na língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp.

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP.

Referências

FERREIRA, Danielle Thiago; SANTOS, Gildenir Carolino. Internacionalização de periódicos científicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, n. 6, p. 22-22, 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

FERREIRA, D. T.; SANTOS, G. C. Internacionalização de periódicos científicos: a experiência da RDBCI – Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 22–22, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8151. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8151. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>