Banner Portal
Processo de gestão da vida funcional docentes da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Desenho de processos. Melhoria de processos. Projeto.

Como Citar

LOTTI, L. P. Processo de gestão da vida funcional docentes da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 91–91, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8108. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

O presente trabalho alinha-se às iniciativas estratégicas da UNICAMP orientadas para a implantação da gestão por processos dos seus negócios tanto da área fim quanto da área meio. O objetivo geral deste trabalho é descrever como foi executado o desenho e a melhoria dos subprocessos que compõem o Processo Vida Funcional Docentes cujo objetivo é administrar a vida funcional dos docentes desta universidade desde o momento em que são admitidos como servidores até seu desligamento. Este processo acontece, em grande parte na Diretoria Geral de Recursos Humanos/Diretoria Administração de Pessoal - DGRH/DAP. Em virtude da complexidade e extensão do objetivo, e também por ser uma melhoria em processos de serviço, foram utilizados conjuntamente os seguintes métodos: metodologia GEPRO (Gestão por Processos) para mapeamento e descrição dos subprocessos, PMI (Project Management Institute) para gerenciamento do projeto e documentação dos produtos a serem entregues e ciclo de melhorias PDSA (Planejar, Fazer, Estudar, Agir) como ferramenta estatística para detecção, estruturação e quantificação das melhorias necessárias. Os principais resultados foram: desenho completo do processo da Vida Funcional Docentes (entendendo-se por desenho fluxogramas e planilha de atividades), redução da quantidade de atividades necessárias, redesenho dos subprocessos melhorados.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Luciene Politi Lotti

Downloads

Não há dados estatísticos.