Abstract
O presente trabalho alinha-se às iniciativas estratégicas da UNICAMP orientadas para a implantação da gestão por processos dos seus negócios tanto da área fim quanto da área meio. O objetivo geral deste trabalho é descrever como foi executado o desenho e a melhoria dos subprocessos que compõem o Processo Vida Funcional Docentes cujo objetivo é administrar a vida funcional dos docentes desta universidade desde o momento em que são admitidos como servidores até seu desligamento. Este processo acontece, em grande parte na Diretoria Geral de Recursos Humanos/Diretoria Administração de Pessoal - DGRH/DAP. Em virtude da complexidade e extensão do objetivo, e também por ser uma melhoria em processos de serviço, foram utilizados conjuntamente os seguintes métodos: metodologia GEPRO (Gestão por Processos) para mapeamento e descrição dos subprocessos, PMI (Project Management Institute) para gerenciamento do projeto e documentação dos produtos a serem entregues e ciclo de melhorias PDSA (Planejar, Fazer, Estudar, Agir) como ferramenta estatística para detecção, estruturação e quantificação das melhorias necessárias. Os principais resultados foram: desenho completo do processo da Vida Funcional Docentes (entendendo-se por desenho fluxogramas e planilha de atividades), redução da quantidade de atividades necessárias, redesenho dos subprocessos melhorados.![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Luciene Politi Lotti
Downloads
Download data is not yet available.