O processo de acolhimento ao usuário do serviço de odontologia do centro de saúde da comunidade

Autores

  • Juliana Pasti Villalba Universidade Estadual de Campinas
  • Lila Lea Cruvinel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8027

Palavras-chave:

Saúde bucal. Acesso aos serviços de saúde. Avaliação de serviços de saúde

Resumo

A luta pela consolidação do Sistema Único de Saúde implica, essencialmente, a construção de práticas inovadoras em saúde, a partir da gestão, do planejamento e do processo de trabalho organizado pelas necessidades reais dos usuários do serviço. O Acolhimento surge como uma estratégia para promover mudanças na organização do processo de trabalho visando ampliar o acesso à assistência integral. Propõe uma recepção técnica com escuta qualificada por profissionais da equipe de saúde, para atender a demanda espontânea que chega aos serviços, com o objetivo de identificar risco/vulnerabilidade no adoecer e, dessa forma, orientar, priorizar e decidir sobre os encaminhamentos necessários para a resolução do problema do usuário. Sendo assim, o presente estudo apresenta o processo de Acolhimento realizado no Serviço de Odontologia do CECOM-UNICAMP, desde o ano de 1996, como uma possibilidade de construção de uma nova prática em saúde bucal, compreendendo-o como ações comunicacionais, atos de receber e ouvir a população que procura o serviço, dando respostas adequadas a cada demanda em todo o percurso da busca; desde a recepção e o atendimento individual ou coletivo, até o encaminhamento para as especialidades, retorno, remarcação e alta. Os resultados alcançados a partir dessa estratégia foram a ampliação do acesso, a resolutividade e consequentemente a redução de tensões e insatisfações, tanto para os trabalhadores da área, quanto para os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pasti Villalba, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CECOM

Lila Lea Cruvinel, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CECOM

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

VILLALBA, J. P.; CRUVINEL, L. L. O processo de acolhimento ao usuário do serviço de odontologia do centro de saúde da comunidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 340–341, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8027. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8027. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>