Abstract
A luta pela consolidação do Sistema Único de Saúde implica, essencialmente, a construção de práticas inovadoras em saúde, a partir da gestão, do planejamento e do processo de trabalho organizado pelas necessidades reais dos usuários do serviço. O Acolhimento surge como uma estratégia para promover mudanças na organização do processo de trabalho visando ampliar o acesso à assistência integral. Propõe uma recepção técnica com escuta qualificada por profissionais da equipe de saúde, para atender a demanda espontânea que chega aos serviços, com o objetivo de identificar risco/vulnerabilidade no adoecer e, dessa forma, orientar, priorizar e decidir sobre os encaminhamentos necessários para a resolução do problema do usuário. Sendo assim, o presente estudo apresenta o processo de Acolhimento realizado no Serviço de Odontologia do CECOM-UNICAMP, desde o ano de 1996, como uma possibilidade de construção de uma nova prática em saúde bucal, compreendendo-o como ações comunicacionais, atos de receber e ouvir a população que procura o serviço, dando respostas adequadas a cada demanda em todo o percurso da busca; desde a recepção e o atendimento individual ou coletivo, até o encaminhamento para as especialidades, retorno, remarcação e alta. Os resultados alcançados a partir dessa estratégia foram a ampliação do acesso, a resolutividade e consequentemente a redução de tensões e insatisfações, tanto para os trabalhadores da área, quanto para os usuários.![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
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Copyright (c) 2016 Juliana Pasti Villalba, Lila Lea Cruvinel
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