Grupo gestor de projetos educacionais: desafios gerenciais do oferecimento de cursos a distância em pequena e em larga escala

Autores

  • Miriam Cristina Chinellato de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • F. Arantes Universidade Estadual de Campinas
  • J. A. Amorim Universidade Estadual de Campinas
  • M. Bassini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8005

Palavras-chave:

Educação a distância. Formação continuada. Gerenciamento de projetos

Resumo

A UNICAMP criou junto ao Gabinete do Reitor, no primeiro semestre de 2005, o Grupo Gestor de Projetos Educacionais (GGPE). O objetivo foi o de facilitar e estimular ações de cooperação com outras instituições que tenham a necessidade de desenvolver projetos educacionais na esfera da Formação Continuada. A criação ocorreu a partir da evolução observada nos últimos anos, em várias Unidades de ensino da Universidade, de grupos que intensificaram suas ações de extensão, produzindo projetos voltados à melhoria da formação dos professores da rede pública e para a melhoria do quadro de nível superior de empresas. Os docentes da universidade necessitavam interagir administrativamente com as Instituições de forma a oferecer os seus projetos e participar dos diversos certames lançados para a contratação e prestação de serviços educacionais. Deste modo, o GGPE busca convênios e contratos, prospectando, customizando, participando de licitações públicas estaduais, municipais e federais, além de PNUD, Unesco e instituições da iniciativa privada. Neste contexto, este trabalho busca evidenciar alguns dos muitos desafios gerenciais no oferecimento de cursos à distância em pequena e em larga escala. O intuito é o de fomentar a discussão em torno da necessidade do uso dos melhores métodos e práticas também em ambientes educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Cristina Chinellato de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

GR/UNICAMP

F. Arantes, Universidade Estadual de Campinas

GR/UNICAMP

J. A. Amorim, Universidade Estadual de Campinas

GR/UNICAMP

M. Bassini, Universidade Estadual de Campinas

GR/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. C. de; ARANTES, F.; AMORIM, J. A.; BASSINI, M. Grupo gestor de projetos educacionais: desafios gerenciais do oferecimento de cursos a distância em pequena e em larga escala. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 70–70, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8005. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8005. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão