Banner Portal
Ferramenta gerencial para acompanhamento dos índices de absenteísmo nas unidades da área da saúde
PDF

Palavras-chave

Absenteísmo. Ferramenta gerencial. Área de saúde

Como Citar

JORGE, Silvia Angelica; CHRISTÓFORO, Fatima Filomena Mafra; COSTA, Lucia de Lourdes Ferreira da; ARMELIN, Claudia. Ferramenta gerencial para acompanhamento dos índices de absenteísmo nas unidades da área da saúde. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 64–64, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7967. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A área da saúde da Universidade vivencia dificuldades com o gerenciamento de seu quadro de pessoal em relação às ausências no trabalho (absenteísmo), pois a maioria dos profissionais que atuam nessa área está ligada à assistência dos pacientes. As escalas de trabalho são distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite e, a jornada de trabalho varia conforme o turno. O absenteísmo nessa área se torna muito preocupante, pois desorganiza o serviço, gera insatisfação e sobrecarga entre os trabalhadores presentes e conseqüentemente, diminui a qualidade da assistência prestada ao usuário. O Sistema Ronda, disponibilizado pela Diretoria Geral de Recursos Humanos da Universidade, fornece informações sobre as freqüências mensais, porém estas não refletem o real absenteísmo da área da saúde, pois não apresentam dados de ausências compatíveis com as escalas de trabalho dos funcionários. O objetivo desse trabalho foi buscar adequar o Sistema Ronda, para que o mesmo possa fornecer dados condizentes com a realidade de absenteísmo na área de saúde. A metodologia abordada foi a gestão por processo. Identificamos que o Sistema Ronda pode ser melhor aproveitado se adequado à realidade da gestão de recursos humanos na Área da Saúde.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Silvia Angelica Jorge, Fatima Filomena Mafra Christóforo, Lucia de Lourdes Ferreira da Costa, Claudia Armelin

Downloads

Não há dados estatísticos.