Abstract
A área da saúde da Universidade vivencia dificuldades com o gerenciamento de seu quadro de pessoal em relação às ausências no trabalho (absenteísmo), pois a maioria dos profissionais que atuam nessa área está ligada à assistência dos pacientes. As escalas de trabalho são distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite e, a jornada de trabalho varia conforme o turno. O absenteísmo nessa área se torna muito preocupante, pois desorganiza o serviço, gera insatisfação e sobrecarga entre os trabalhadores presentes e conseqüentemente, diminui a qualidade da assistência prestada ao usuário. O Sistema Ronda, disponibilizado pela Diretoria Geral de Recursos Humanos da Universidade, fornece informações sobre as freqüências mensais, porém estas não refletem o real absenteísmo da área da saúde, pois não apresentam dados de ausências compatíveis com as escalas de trabalho dos funcionários. O objetivo desse trabalho foi buscar adequar o Sistema Ronda, para que o mesmo possa fornecer dados condizentes com a realidade de absenteísmo na área de saúde. A metodologia abordada foi a gestão por processo. Identificamos que o Sistema Ronda pode ser melhor aproveitado se adequado à realidade da gestão de recursos humanos na Área da Saúde.
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Copyright (c) 2016 Silvia Angelica Jorge, Fatima Filomena Mafra Christóforo, Lucia de Lourdes Ferreira da Costa, Claudia Armelin