Banner Portal
Validade e confiabilidade nas pesquisas qualitativas: uma proposta de reflexão
PDF

Palavras-chave

Pesquisa qualitativa. Validade. Confiabilidade

Como Citar

VILLELA, Giselli Cristina Redígolo; CAMPOS, Claudinei José Gomes; TRIGUEROS, Larissa Ferreira; RIGOLETTO, Silmara Cunha. Validade e confiabilidade nas pesquisas qualitativas: uma proposta de reflexão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 175–176, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7915. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Toda pesquisa independente do método utilizado para coleta e análise dos dados, deve ter sua qualidade julgada e orientada por critérios bem definidos. O uso de termos e procedimentos quantitativos é inapropriado para avaliar a credibilidade das pesquisas qualitativas. Da mesma forma, os critérios de validade e confiabilidade também são inadequados, uma vez que utilizam propriedades psicométricas construídas a partir de paradigmas científicos distintos. Visando melhor contextualizar a presente discussão, este trabalho tem o objetivo de explorar as questões apresentadas na literatura sobre a confiabilidade e a validade em pesquisas qualitativas. Para tanto, comparou-se os critérios utilizados na avaliação da confiabilidade e da validade da pesquisa quantitativa com os da pesquisa qualitativa e identificou-se propostas de critérios para avaliação da qualidade das pesquisas qualitativas. A busca foi realizada inicialmente na base de dados da Forum Qualitative Social Research, por tratar-se de uma base que tem como foco a pesquisa qualitativa. Como forma de complementar a literatura revisada, buscou-se outros artigos que tratavam dos critérios de avaliação da qualidade de pesquisas quantitativas, bem como as divergências existentes entre ambas as abordagens, indexados no Lilacs e na biblioteca eletrônica do Scielo. Não há consenso entre os autores sobre quais os critérios ou como utilizá-los para avaliar a qualidade das pesquisas qualitativas. As opiniões dos autores qualitativos dividem-se basicamente em dois pontos de vista: empregar os mesmos critérios da pesquisa quantitativa para avaliar a pesquisa qualitativa ou elaborar critérios específicos e mais coerentes com a pesquisa qualitativa.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Giselli Cristina Redígolo Villela, Claudinei José Gomes Campos, Larissa Ferreira Trigueros, Silmara Cunha Rigoletto

Downloads

Não há dados estatísticos.