Banner Portal
Descentralização do sistema de protocolo: melhoria da gestão de documentos da unicamp pelo arquivo central do sistema de arquivos
PDF

Palavras-chave

Gestão de documentos. Gestão de processos. Protocolo

Como Citar

DOMINGLES, Cirlene; PINTO, José Ednilson Lima; MARQUES, Maria Amélia Viaes; MARTINS, Neire do Rossio. Descentralização do sistema de protocolo: melhoria da gestão de documentos da unicamp pelo arquivo central do sistema de arquivos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 60–60, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7901. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

A partir de 1993 o Protocolo, que era centralizado na DGA desde 1963, foi automatizado pelo Centro de Computação, com o apoio do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ), que dividiu a coordenação dos arquivos. Neste período se deu o processo de descentralização de Protocolos e Arquivos para as unidades e alguns órgãos, com a finalidade de agilizar o controle e o acesso a documentos e otimizar as tomadas de decisões. Entretanto, a maior parte dos órgãos da Reitoria, incluindo centros e núcleos interdisciplinares, continuaram na dependência da DGA para a autuação e controle de seus processos. Entre 2005 e 2006, o AC/SIARQ assumiu a coordenação do Protocolo e instituiu como prioridade a descentralização da gestão de processos a todos os órgãos da universidade, dentro de um programa de melhoria da gestão de documentos da Unicamp. Por meio de capacitação de equipes a rede de Protocolos da Unicamp passou de 47 a 87 Protocolos setoriais e 52 Protocolos sub-setoriais (139 unidades de informação arquivística). Ao Protocolo Central, sediado no Arquivo Central/SIARQ, cabe a coordenação, a monitoria dos procedimentos e a capacitação contínua das equipes das unidades e órgãos. A melhoria da gestão de documentos contribui naturalmente para a melhoria dos processos de trabalho, afinal seus produtores e usuários.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cirlene Domingles, José Ednilson Lima Pinto, Maria Amélia Viaes Marques, Neire do Rossio Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.