O corpo em movimento: a dança na educação infantil

Autores

  • Meigue Alves Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Stella Maris Siqueira Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7786

Palavras-chave:

Interação. Dança. Linguagem corporal. Movimento

Resumo

Esse trabalho consta de um projeto de atividades realizadas com crianças de três anos e dez meses a quatro anos, no Centro de Convivência Infantil (CECI). Ao pensarmos como trabalharíamos com esse tema, procuramos na dança uma maneira a levar as crianças à expressão de idéias e emoções, de falar com e através do corpo, com movimentos cheios de sentido. A prática da dança seria uma forma de resgatar e ampliar a percepção das crianças, com a ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, mente e emoções por meio do contato com manifestação artística. O método usado com crianças baseia-se no desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, sempre procurando não subestimar capacidade delas com relação à dança. Por objetivamos conhecer, experimentar e explorar elementos da dança, ampliar o repertório de movimento das crianças, e principalmente e ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo. Todo o processo se deu através de atividades que trouxeram os elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar). Sabendo que o movimento, dentro da dança, envolve motricidade, que integra três importantes áreas: motor, afetivo e cognitivo, experienciamos que o corpo que canta, o corpo que ouve e o corpo que dança comunicam, manifestam sua presença na esfera da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meigue Alves Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH-DEDIC

Stella Maris Siqueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH-DEDIC

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SANTOS, M. A.; SILVA, S. M. S. O corpo em movimento: a dança na educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 134–135, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7786. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7786. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes