Resumo
Esse trabalho consta de um projeto de atividades realizadas com crianças de três anos e dez meses a quatro anos, no Centro de Convivência Infantil (CECI). Ao pensarmos como trabalharíamos com esse tema, procuramos na dança uma maneira a levar as crianças à expressão de idéias e emoções, de falar com e através do corpo, com movimentos cheios de sentido. A prática da dança seria uma forma de resgatar e ampliar a percepção das crianças, com a ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, mente e emoções por meio do contato com manifestação artística. O método usado com crianças baseia-se no desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, sempre procurando não subestimar capacidade delas com relação à dança. Por objetivamos conhecer, experimentar e explorar elementos da dança, ampliar o repertório de movimento das crianças, e principalmente e ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo. Todo o processo se deu através de atividades que trouxeram os elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar). Sabendo que o movimento, dentro da dança, envolve motricidade, que integra três importantes áreas: motor, afetivo e cognitivo, experienciamos que o corpo que canta, o corpo que ouve e o corpo que dança comunicam, manifestam sua presença na esfera da vida social.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Meigue Alves Santos, Stella Maris Siqueira Silva
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