ETD –educação temática digital: desafios da construção de um periódico científico

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Rosemary Passos Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Ferreira Agrella Universidade Estadual de Campinas
  • Regina M. Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7776

Palavras-chave:

Publicações digitais. Educação-Periódicos. Ciência da informação

Resumo

Em outubro de 1999, a Biblioteca da FE lançou o primeiro número do periódico eletrônico via Internet, denominado Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins, inicialmente voltado à divulgação da produção dos Grupos de Pesquisa da Pós-Graduação da FE e de seus orientandos. Essa restrição foi revogada e a partir de decisão tomada por seus editores, o periódico começou a organizar números para outras universidades brasileiras, buscando o empenho por adequação aos parâmetros da Capes em relação à avaliação dos periódicos indicados pelos Programas de Pós-graduação. Assim, o Periódico da Biblioteca Joel Martins, tornou-se o Periódico da Faculdade de Educação, embora editado pela equipe da Biblioteca. A partir de dezembro/2001 passou a denominar-se ETD – Educação Temática Digital, cadastrado no ISSN pelo IBICT, indexado em bases e diretórios nacionais e internacionais. Até 2006, a ETD obtivera classificação “B” em Historia e “C” na área da Educação, classificação que não satisfazia as expectativas dos editores, que almejavam duas metas: obter uma melhor avaliação no Qualis e construir, em médio prazo, condições de acessibilidade para pessoas surdas aos artigos da ETD. Na última avaliação recebeu a classificação A2 pelo Qualis, e submeteu um projeto de editoração para periódicos científicos ao CNPq no qual foi contemplado. Dessa forma, demostramos que o percurso para a construção de um periódico científico é árduo, mas com benefícios, possibilitando conquistas em espaços antes não alcançados pelas publicações impressas, o espaço digital científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FE

Rosemary Passos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FE

Paula Ferreira Agrella, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FE

Regina M. Souza, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FE

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SANTOS, G. C.; PASSOS, R.; AGRELLA, P. F.; SOUZA, R. M. ETD –educação temática digital: desafios da construção de um periódico científico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 122–123, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7776. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>