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ETD –educação temática digital: desafios da construção de um periódico científico
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Palavras-chave

Publicações digitais. Educação-Periódicos. Ciência da informação

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; AGRELLA, Paula Ferreira; SOUZA, Regina M. ETD –educação temática digital: desafios da construção de um periódico científico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 122–123, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em outubro de 1999, a Biblioteca da FE lançou o primeiro número do periódico eletrônico via Internet, denominado Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins, inicialmente voltado à divulgação da produção dos Grupos de Pesquisa da Pós-Graduação da FE e de seus orientandos. Essa restrição foi revogada e a partir de decisão tomada por seus editores, o periódico começou a organizar números para outras universidades brasileiras, buscando o empenho por adequação aos parâmetros da Capes em relação à avaliação dos periódicos indicados pelos Programas de Pós-graduação. Assim, o Periódico da Biblioteca Joel Martins, tornou-se o Periódico da Faculdade de Educação, embora editado pela equipe da Biblioteca. A partir de dezembro/2001 passou a denominar-se ETD – Educação Temática Digital, cadastrado no ISSN pelo IBICT, indexado em bases e diretórios nacionais e internacionais. Até 2006, a ETD obtivera classificação “B” em Historia e “C” na área da Educação, classificação que não satisfazia as expectativas dos editores, que almejavam duas metas: obter uma melhor avaliação no Qualis e construir, em médio prazo, condições de acessibilidade para pessoas surdas aos artigos da ETD. Na última avaliação recebeu a classificação A2 pelo Qualis, e submeteu um projeto de editoração para periódicos científicos ao CNPq no qual foi contemplado. Dessa forma, demostramos que o percurso para a construção de um periódico científico é árduo, mas com benefícios, possibilitando conquistas em espaços antes não alcançados pelas publicações impressas, o espaço digital científico.
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Copyright (c) 2016 Gildenir Carolino Santos, Rosemary Passos, Paula Ferreira Agrella, Regina M. Souza

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