Formação de formadores para cursos à distância: metodologias em movimento

Autores

  • Fernanda Maria Pereira Freire Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7737

Palavras-chave:

Educação à distância. Formação de formador. Metodologia

Resumo

Dado o crescimento de iniciativas de cursos de diferentes níveis do tipo semipresencial e/ou à distância surge a necessidade de se preparar formadores de modo que possam planejar, preparar e oferecer cursos nessa modalidade de ensino-aprendizagem, bem como acompanhar e avaliar o desempenho de seus alunos. Esse tipo de preparação prevê - além do aprendizado dos recursos do ambiente virtual de ensino-aprendizagem – a seleção e/ou preparação de conteúdos e de modos de mediação/interação que favoreçam o aprendizado. Desde o lançamento do ambiente TelEduc e, mais recentemente, com o desenvolvimento do TIDIA-A e versão e-Labora, temos desenvolvido metodologias para a formação de formadores de diferentes áreas de conhecimento e que têm sido continuamente ajustadas em função dos resultados alcançados.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Pereira Freire, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/COCEN - NIED

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

FREIRE, F. M. P. Formação de formadores para cursos à distância: metodologias em movimento. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 82–83, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7737. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7737. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas