A metodologia do apoio aplicada à gestão de pessoas no hospital: o novo papel da área de recursos humanos

Autores

  • Flora Marta Giglio Bueno Universidade Estadual de Campinas
  • Edison Bueno Universidade Estadual de Campinas
  • Milton Guilhen Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Cesar Silva Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-0851-1732

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7620

Palavras-chave:

Recursos humanos. Gestão de pessoas. Gestão hospitalar

Resumo

Este trabalho apresenta o “modus operandi” da Divisão de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas (DRH/GP) do Hospital das Clínicas da Unicamp (HC) que atravessa um processo de transição, passando de uma atuação predominantemente reativa e operacional para um modelo pró-ativo, estratégico e sustentável. Destacamos os eixos de trabalho centrados na lógica de gestão compartilhada e articulados com o planejamento estratégico da instituição bem como com a Política Nacional de Humanização, especificamente na humanização das relações de trabalho. O grande desafio foi criar estratégias para modificar o panorama conservador e burocratizado, buscando sensibilizar os trabalhadores internos e externos à DRH/GP, em especial o corpo gerencial do HC. A partir do olhar crítico para os diversos processos existentes no HC, foram definidas as ações prioritárias que compõem o plano de ação estabelecido para nortear a atuação da DRH/GP na implantação de unidades produtivas. Por fim, apresentamos avanços, desafios e dificuldades encontradas nesse processo e salientamos que uma boa gestão exige uma ação coletiva e o sucesso é fruto da coesão da equipe e liderança, compondo os pilares básicos a sustentar o projeto de transformação da DRH para apoiar a GP, adequando-a à nova realidade que se deseja para os serviços de saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Marta Giglio Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), habilitação em enfermagem na área de Saúde Pública, especialização nas seguintes áreas: administração hospitalar (Sâo Camilo), cuidados intensivos de enfermagem (USP), Presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Doutorado em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2013). É profissional técnico de nível superior da Universidade Estadual de Campinas. De janeiro 2003 a junho de 2004, exerceu cargo de Assistente Técnico de Direção do Departamento de Enfermagem do HC UNICAMP; apresentou Projeto sobre Ouvidoria Hospitalar e em junho de 2004 a abril de 2007, esteve como Ouvidora do HC UNICAMP. De abril de 2007 a junho de 2010, foi designada Diretora da Divisão de Recursos Humanos do HC UNICAMP para atuar na área de Gestão de Pessoas e, a partir de julho de 2010 até junlho de 2014, foi designada Diretora Técnica do Departamento de Enfermagem do HC UNICAMP e, consequentemente Responsável Técnica - RT dos profissionais de enfermagem da instituição pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo - COREN SP. É membro do Núcleo de Segurança do Paciente desde junho de 2013 e, a partir de agosto de 2014 atua como membro referência para a implantação e implementação das atividades do NSP no HC UNICAMP e como membro do gerenciamento de risco/Hospital Sentinela/ANVISA.

Edison Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professor Doutor da mesma universidade. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças na saúde, modelo assistencial, trabalho em saúde, qualidade dos serviços de saúde e sistemas de saúde.

Milton Guilhen, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Rodrigo Cesar Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

BUENO, F. M. G.; BUENO, E.; GUILHEN, M.; SILVA, R. C. A metodologia do apoio aplicada à gestão de pessoas no hospital: o novo papel da área de recursos humanos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 48–49, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7620. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7620. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão