Banner Portal
Treinamento de jovens aprendizes/patrulheiros em conservação preventiva e processamento técnico de acervos do centro de memória e arquivo da FCM/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Faculdade de ciências médicas. Treinamento. Jovens aprendizes. Preservação documental

Como Citar

AMARAL, Ivan Luiz Martins Franco. Treinamento de jovens aprendizes/patrulheiros em conservação preventiva e processamento técnico de acervos do centro de memória e arquivo da FCM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 280–280, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7463. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

Em 26 de maio de 2008 foi criado o Centro de Memória e Arquivo (CMA) da FCM/Unicamp, como um espaço dedicado à preservação e difusão da memória institucional, onde contempla o Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, Comissão Setorial de Arquivos da FCM, Rede de Protocolo e Arquivos Correntes. O CMA/FCM em parceria com a área de Arquivo e Protocolo/FCM (ARQPRO/FCM) deu início em 2011 ao projeto de treinamento em conservação preventiva e processamento técnico de acervos aos jovens aprendizes/patrulheiros do ARQPRO/FCM. OBJETIVO: permitir o exercício de todas as etapas do processamento técnico e higienização de um fundo documental, desde a incorporação dos documentos ao acervo até a elaboração de instrumentos de pesquisa; conhecer e valorizar o manuseio e tratamento dos documentos Institucionais. METODOLOGIA: o treinamento teve início após aprovação do projeto e pode ser dividido em: estudo da teoria arquivística, leitura de texto sobre conservação preventiva de acervos, higienização de um conjunto documental e elaboração de inventário. RESULTADOS: os jovens aprendizes/patrulheiros que concluíram o treinamento estão valorizando o tratamento e conservação dos documentos pessoais e Institucionais, buscando preservar a memória individual e coletiva. Os principais depoimentos dos jovens foram: R.M.R.S. – “aprendi como se preserva a história de uma empresa, como cuidar e organizar os documentos”. J.P.M. – “aprendi com o projeto a ter maiores cuidados e organização junto aos documentos”. W.P.S. – “aprendi a valorizar os documentos, para não perder as informações que representam minha história e da instituição em que trabalho”. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ivan Luiz Martins Franco Amaral

Downloads

Não há dados estatísticos.