Treinamento de jovens aprendizes/patrulheiros em conservação preventiva e processamento técnico de acervos do centro de memória e arquivo da FCM/UNICAMP

Autores

  • Ivan Luiz Martins Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7463

Palavras-chave:

Faculdade de ciências médicas. Treinamento. Jovens aprendizes. Preservação documental

Resumo

Em 26 de maio de 2008 foi criado o Centro de Memória e Arquivo (CMA) da FCM/Unicamp, como um espaço dedicado à preservação e difusão da memória institucional, onde contempla o Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, Comissão Setorial de Arquivos da FCM, Rede de Protocolo e Arquivos Correntes. O CMA/FCM em parceria com a área de Arquivo e Protocolo/FCM (ARQPRO/FCM) deu início em 2011 ao projeto de treinamento em conservação preventiva e processamento técnico de acervos aos jovens aprendizes/patrulheiros do ARQPRO/FCM. OBJETIVO: permitir o exercício de todas as etapas do processamento técnico e higienização de um fundo documental, desde a incorporação dos documentos ao acervo até a elaboração de instrumentos de pesquisa; conhecer e valorizar o manuseio e tratamento dos documentos Institucionais. METODOLOGIA: o treinamento teve início após aprovação do projeto e pode ser dividido em: estudo da teoria arquivística, leitura de texto sobre conservação preventiva de acervos, higienização de um conjunto documental e elaboração de inventário. RESULTADOS: os jovens aprendizes/patrulheiros que concluíram o treinamento estão valorizando o tratamento e conservação dos documentos pessoais e Institucionais, buscando preservar a memória individual e coletiva. Os principais depoimentos dos jovens foram: R.M.R.S. – “aprendi como se preserva a história de uma empresa, como cuidar e organizar os documentos”. J.P.M. – “aprendi com o projeto a ter maiores cuidados e organização junto aos documentos”. W.P.S. – “aprendi a valorizar os documentos, para não perder as informações que representam minha história e da instituição em que trabalho”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Luiz Martins Franco Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2009) e especialização em MBA: Gestão de Unidade de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista de São Carlos(2013). Atualmente é Assistente Administrativo do Centro de Memória e Arquivo da FCM/UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

AMARAL, I. L. M. F. Treinamento de jovens aprendizes/patrulheiros em conservação preventiva e processamento técnico de acervos do centro de memória e arquivo da FCM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 280–280, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7463. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7463. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)