Os desafios da interlocução entre assistentes sociais, equipes e rede sócioassistencial na complementação dos saberes e efetivação da assistência

Autores

  • Elaine Aparecida de Carvalho Salcedo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7430

Palavras-chave:

Serviço social. Saúde. Obstetrícia. Rede socioassistencial

Resumo

O trabalho do assistente social na área da saúde consiste na ação socioeducativa, integração com a equipe e em rede para viabilizar a execução de políticas públicas e garantir direitos e proteção social. O Hospital da Mulher/CAISM é referência nacional em Obstetrícia e atende gestantes e puérperas com patologias de risco suscetíveis a complicações. Esse trabalho ocorre entre assistentes sociais das Unidades de Internação e Ambulatórios, sendo que estas propiciam suporte com intervenções técnicas e promovem a interlocução com a rede de serviços no território destes sujeitos. Essa ação ocorre de forma sistemática através da transição de cuidados e complementação de saberes na busca da proteção e cuidado integral. Nesta metodologia estas executam avaliação socioeconômica das usuárias conforme complexidades e critérios dos programas existentes, bem como realizam relatórios técnicos, discussões com as anotações das intervenções em prontuário. Esse parecer subsidia equipes e condutas visando garantir a efetivação do tratamento e resolutividade das problemáticas existentes. Essa ação permite garantir a assistência durante a gestação e puerpério conforme evolução clínica e demandas das pacientes, além de efetivar a atenção proposta pelo Ministério da Saúde. Esse trabalho pautado no projeto ético político da profissão e na missão do CAISM propicia atenção integral à saúde materno infantil e legitima ações de humanização na Instituição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida de Carvalho Salcedo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1984). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SALCEDO, E. A. de C. Os desafios da interlocução entre assistentes sociais, equipes e rede sócioassistencial na complementação dos saberes e efetivação da assistência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 247–247, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7430. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7430. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida