Banner Portal
Os desafios da interlocução entre assistentes sociais, equipes e rede sócioassistencial na complementação dos saberes e efetivação da assistência
PDF

Palavras-chave

Serviço social. Saúde. Obstetrícia. Rede socioassistencial

Como Citar

SALCEDO, Elaine Aparecida de Carvalho. Os desafios da interlocução entre assistentes sociais, equipes e rede sócioassistencial na complementação dos saberes e efetivação da assistência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 247–247, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7430. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho do assistente social na área da saúde consiste na ação socioeducativa, integração com a equipe e em rede para viabilizar a execução de políticas públicas e garantir direitos e proteção social. O Hospital da Mulher/CAISM é referência nacional em Obstetrícia e atende gestantes e puérperas com patologias de risco suscetíveis a complicações. Esse trabalho ocorre entre assistentes sociais das Unidades de Internação e Ambulatórios, sendo que estas propiciam suporte com intervenções técnicas e promovem a interlocução com a rede de serviços no território destes sujeitos. Essa ação ocorre de forma sistemática através da transição de cuidados e complementação de saberes na busca da proteção e cuidado integral. Nesta metodologia estas executam avaliação socioeconômica das usuárias conforme complexidades e critérios dos programas existentes, bem como realizam relatórios técnicos, discussões com as anotações das intervenções em prontuário. Esse parecer subsidia equipes e condutas visando garantir a efetivação do tratamento e resolutividade das problemáticas existentes. Essa ação permite garantir a assistência durante a gestação e puerpério conforme evolução clínica e demandas das pacientes, além de efetivar a atenção proposta pelo Ministério da Saúde. Esse trabalho pautado no projeto ético político da profissão e na missão do CAISM propicia atenção integral à saúde materno infantil e legitima ações de humanização na Instituição. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elaine Aparecida de Carvalho Salcedo

Downloads

Não há dados estatísticos.