PROAF ingressantes - programa de autonomia financeira para servidores ingressantes

Autores

  • Dayane Soares Vicente Universidade Estadual de Campinas
  • Érika Aparecida Bueno Universidade Estadual de Campinas
  • Camila Caroline de O. Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Kely Cristina Barbosa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7218

Palavras-chave:

Autonomia financeira. Educação financeira. PROAF

Resumo

A partir da identificação de uma grande adesão de servidores ingressantes da Universidade nas Oficinas do PROAF Geral, avaliamos a necessidade de algo específico a este público. Entendemos ser importante uma abordagem de cunho preventivo, de modo que os auxilie, a partir das orientações, a executarem seus planos de vida dentro de uma organização orçamentária, permitindo uma vida financeira saudável e evitando prejuízos na sua produtividade no trabalho, convivência familiar e saúde. Estruturamos tal ação por meio de uma abordagem multidisciplinar entre as áreas de Serviço Social, Psicologia e Economia; e através de oficinas, objetivando criar um espaço não apenas de transmissão de informação, mas de interação. Em 2013 foram realizadas 03, com a participação de 54 servidores ingressantes. As parcerias com a AFPU e a equipe do Programa Ingresso da DPD/DGRH tem sido fundamental para esta vertente de atuação do PROAF, sobretudo, no que tange a sensibilização dos participantes para o tema, divulgação, inscrição e logística no desenvolvimento das oficinas. O PROAF Ingressantes além de ter atingido resultados já satisfatórios, cumpre papel essencial no enfrentamento do fenômeno do endividamento, pois contribui com a ampliação de uma cultura de relacionamento consciente com as ofertas de crédito, oportunizando ao servidor da Universidade a possibilidade de consolidar projetos pessoais e profissionais apoiados em uma vida financeira saudável e bem sucedida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Soares Vicente, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é estagiaria da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

VICENTE, D. S.; BUENO, Érika A.; FERREIRA, C. C. de O.; BARBOSA, K. C. PROAF ingressantes - programa de autonomia financeira para servidores ingressantes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 230–230, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7218. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7218. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)