Banner Portal
PROAF ingressantes - programa de autonomia financeira para servidores ingressantes
PDF

Palavras-chave

Autonomia financeira. Educação financeira. PROAF

Como Citar

VICENTE, Dayane Soares; BUENO, Érika Aparecida; FERREIRA, Camila Caroline de O.; BARBOSA, Kely Cristina. PROAF ingressantes - programa de autonomia financeira para servidores ingressantes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 230–230, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7218. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

A partir da identificação de uma grande adesão de servidores ingressantes da Universidade nas Oficinas do PROAF Geral, avaliamos a necessidade de algo específico a este público. Entendemos ser importante uma abordagem de cunho preventivo, de modo que os auxilie, a partir das orientações, a executarem seus planos de vida dentro de uma organização orçamentária, permitindo uma vida financeira saudável e evitando prejuízos na sua produtividade no trabalho, convivência familiar e saúde. Estruturamos tal ação por meio de uma abordagem multidisciplinar entre as áreas de Serviço Social, Psicologia e Economia; e através de oficinas, objetivando criar um espaço não apenas de transmissão de informação, mas de interação. Em 2013 foram realizadas 03, com a participação de 54 servidores ingressantes. As parcerias com a AFPU e a equipe do Programa Ingresso da DPD/DGRH tem sido fundamental para esta vertente de atuação do PROAF, sobretudo, no que tange a sensibilização dos participantes para o tema, divulgação, inscrição e logística no desenvolvimento das oficinas. O PROAF Ingressantes além de ter atingido resultados já satisfatórios, cumpre papel essencial no enfrentamento do fenômeno do endividamento, pois contribui com a ampliação de uma cultura de relacionamento consciente com as ofertas de crédito, oportunizando ao servidor da Universidade a possibilidade de consolidar projetos pessoais e profissionais apoiados em uma vida financeira saudável e bem sucedida.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Dayane Soares Vicente, Érika Aparecida Bueno, Camila Caroline de O. Ferreira, Kely Cristina Barbosa

Downloads

Não há dados estatísticos.