Rastros e memórias de formação: quatro trajetórias que influenciaram a construção de uma professora de educação infantil na profissão

Autores

  • Rosineide Santos Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Elvira Wuo Universidade Estadual de Campinas
  • Sueli Helena de Camargo Palmen Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7149

Palavras-chave:

Memória. Formação. Professores

Resumo

A presente monografia para obtenção do título de especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) pretendeu revelar a partir da narrativa profissional de uma professora em formação, os rastros, as memórias, as vivências, as relações com o (s) outro (s), os estudos, as práticas que permearam e influenciaram a construção no “tornar-se professora” no campo da educação infantil (0 a 3 anos), dentro de um contexto marcado por várias transformações sociais e políticas. A metodologia apoiou-se em um estudo de caso ancorada na abordagem teórico- metodológica da pesquisa qualitativa. Concluiu-se a partir das vivências e experiências construídas no tornar-se professora, a emergência de um acolhimento aos professores ingressantes, colocando a formação no cerne da profissão com a ajuda dos mais experientes. O estudo ainda convidou professores e professoras a realizarem uma escrita de si mesmos, de se assumirem como narradores revelando as complexidades que formam a profissão- professora de educação infantil- favorecendo assim, o reconhecimento da intencionalidade educativa em seus saberes e fazeres cotidianos. Os atravessamentos, as emoções, as conquistas e alegrias que fizeram parte do percurso aqui apresentado, movem de alguma maneira a vida de muitos professores (as) que escolheram e decidiram caminhar na trilha da educação e deixar seus rastros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineide Santos Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e especialização em educação infantil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2013). Atualmente é professora de educação infantil na Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), unidade Creche Área de Saúde (CAS) na Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, creche, prática pedagógica, memória e educação.

Ana Elvira Wuo, Universidade Estadual de Campinas

Professora Adjunta do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia ( 2014) -Doutoranda em Artes da Cena, programa de pós-graduação -Instituto de Artes da UNICAMP( 2013) formação : Graduada em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas-Instituto de Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993), pesquisadora em técnicas de ator -LUME - UNICAMP (1994-1998), possui mestrado em Estudos do Lazer em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Pedagogia do Movimento-Corporeidade em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-doutorado em Linguística no IEL - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP (2008- 2011).

Sueli Helena de Camargo Palmen, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, onde fez o Mestrado (2005) e a graduação em Pedagogia (2001). Atualmente é professora titular da Prefeitura Municipal de Campinas e membro do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional - FE/ Unicamp. Foi professora do Curso de Especialização em Gestão Educacional oferecido aos gestores do estado de São Paulo (2006-2007) e monitora do Teleduc (EAD) no Curso de Especialização em Gestão Educacional oferecido aos gestores da região metropolitana de Campinas (2007-2010 e em 2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente para a 1ª etapa da educação básica em creches e pré-escolas, Planejamento e Política educacional.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, R. S.; WUO, A. E.; PALMEN, S. H. de C. Rastros e memórias de formação: quatro trajetórias que influenciaram a construção de uma professora de educação infantil na profissão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 108–108, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7149. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7149. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)