Banner Portal
Levantamento dos problemas socioambientais produzidos pela circulação veículos automotores em áreas urbanizadas
PDF

Palavras-chave

Poluição atmosférica. Transporte urbano. Fator de emissão. Dispersão de poluentes. WRPLOT

Como Citar

COSTA, Diogenes Cortijo; CARBONE, Aparecida Silva Santos; ROMEIRO, Diego Costa; GALZERANO, Millena Bertollini. Levantamento dos problemas socioambientais produzidos pela circulação veículos automotores em áreas urbanizadas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 103–103, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente estudo faz inicialmente um levantamento sobre os problemas socioambientais decorrentes do crescimento da urbanização e das frotas veiculares, em especial no que concerne a questão da poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos à Diesel. É então traçado um histórico das medidas adotadas pelos órgãos reguladores no estado de São Paulo e do sistema de transporte e mobilidade urbana do município de Campinas. De forma a demonstrar os efeitos da poluição e comportamento das emissões do sistema de transporte coletivo em vias urbanizadas, foram levantados os métodos mais adequados para modelamento e comportamento dos poluentes através da caracterização da área de estudo, escolha dos atores e região de atuação, possibilitando assim a definição do método de análise dos poluentes atmosféricos através dos fatores de emissão e processamento dos dados obtidos, inclusive no que concerne à direção de dispersão dos poluentes, através do uso do software WRPLOT View como ferramenta para reconhecimento do comportamento das emissões em uma região de interesse, no caso, o bairro de Barão Geraldo, no município de Campinas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Diogenes Cortijo Costa, Aparecida Silva Santos Carbone, Diego Costa Romeiro, Millena Bertollini Galzerano

Downloads

Não há dados estatísticos.