Levantamento dos problemas socioambientais produzidos pela circulação veículos automotores em áreas urbanizadas

Autores

  • Diogenes Cortijo Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Aparecida Silva Santos Carbone Universidade Estadual de Campinas
  • Diego Costa Romeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Millena Bertollini Galzerano Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7144

Palavras-chave:

Poluição atmosférica. Transporte urbano. Fator de emissão. Dispersão de poluentes. WRPLOT

Resumo

O presente estudo faz inicialmente um levantamento sobre os problemas socioambientais decorrentes do crescimento da urbanização e das frotas veiculares, em especial no que concerne a questão da poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos à Diesel. É então traçado um histórico das medidas adotadas pelos órgãos reguladores no estado de São Paulo e do sistema de transporte e mobilidade urbana do município de Campinas. De forma a demonstrar os efeitos da poluição e comportamento das emissões do sistema de transporte coletivo em vias urbanizadas, foram levantados os métodos mais adequados para modelamento e comportamento dos poluentes através da caracterização da área de estudo, escolha dos atores e região de atuação, possibilitando assim a definição do método de análise dos poluentes atmosféricos através dos fatores de emissão e processamento dos dados obtidos, inclusive no que concerne à direção de dispersão dos poluentes, através do uso do software WRPLOT View como ferramenta para reconhecimento do comportamento das emissões em uma região de interesse, no caso, o bairro de Barão Geraldo, no município de Campinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes Cortijo Costa, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Agrimensor pela ESA - Araraquara (1973), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnia da USP (1996) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (2001). Atualmente é Professor Doutor MS5.1 (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo no Departamento de Geotecnica e Transportes. Atuou na Prefeitura Municipal de Campinas no período de 1983 a 2009, ocupando diversos cargos na Área de Transportes/Trânsito e Mobilidade Urbana. Na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas, teve participação na revisão do Plano Diretor de Campinas - 2006 e desenvolvimento dos Planos Locais de Gestão das Macrozonas, 5, 7, 8 e 9, com enfase em Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana entre 2006 e 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

COSTA, D. C.; CARBONE, A. S. S.; ROMEIRO, D. C.; GALZERANO, M. B. Levantamento dos problemas socioambientais produzidos pela circulação veículos automotores em áreas urbanizadas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 103–103, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7144. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7144. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)