Resumo
Considerando a importância das diferentes instâncias que atuam na construção social da infância acreditamos na parceria entre a família e a escola para além dos momentos de entrada, saída e reunião de pais, criando mecanismos de aproximação, diálogo e participação efetiva no espaço educacional. Este trabalho parte de um olhar, tentativas que foram sendo aprimoradas desde 2007 convidando as famílias a participarem de vivências junto aos seus filhos, estreitando laços entre os três atores do cenário educacional: criança, família e escola. Neste ano, implementamos mais uma possibilidade de trazer a família para visualizar nossas experiências na escola: o portfólio virtual – um grupo fechado no facebook – onde são postadas as fotografias das diversas vivências diárias das crianças e permitem esse acompanhamento, comentários e que estes momentos possam ser arquivados como memória desta linda fase da vida. Pudemos perceber ao longo desses anos que os pais, em sua maioria, buscam participar e valorizam momentos como de diálogo e desejam a parceria na educação de seus filhos. Observamos também durante os momentos de encontro o envolvimento das famílias, a troca de saberes, o vínculo entre pais e filhos e, adiantamos que, quando o trabalho realizado se faz visível, a parceria com os pais torna-se sólida e verdadeira e estes passam a contribuir com o trabalho realizado e a ver no educador um importante colaborador na educação de seus filhos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Cecilia Alejandra Rodriguez Parra da Sil, Daniele Pires da Silva, Jéssica Lima de Godói