Banner Portal
Conscientização da importância da organização e documentação dos usuários dos serviços de saúde do hc unicamp e da valorização do trabalho dos profissionais envolvidos
PDF

Palavras-chave

Organização. Serviços de saúde. Documentação. Usuário

Como Citar

BARBOSA, Rute; SANTOS, Fabricio Ferreira; ABDENOR, Leiliane. Conscientização da importância da organização e documentação dos usuários dos serviços de saúde do hc unicamp e da valorização do trabalho dos profissionais envolvidos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 40–40, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7025. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

O prontuário é um documento legal e específico de cada usuário, contendo dados de relevância para a conduta clínica no ambiente hospitalar. A identificação adequada de seu conteúdo e cabeçalhos evitam extravios de dados. Muitos profissionais de saúde realizam suas anotações e as registram com assinatura e carimbo em impressos sem o preenchimento dos cabeçalhos. Dessa forma, comprometem a legalidade da documentação, colaboram para o extravio dos impressos, arquivamento inadequado e perda. O trabalho foi realizado em uma unidade de internação pediátrica de um hospital universitário e teve como objetivos: conscientizar a equipe de saúde quanto à necessidade do registro completo do nome e número do prontuário na documentação do usuário; evitar e reduzir o extravio da documentação do usuário. Os dados foram coletados durante 12 meses, sendo analisado cada prontuário dos usuários que haviam sido internados. A organização do prontuário envolveu a separação dos impressos por “blocos”, agrupando papéis iguais (prescrição médica, anotação de enfermagem, dentre outros) e em alguns casos foi possível completar os registros com os cabeçalhos incompletos. Após eram encaminhados ao Serviço de Arquivo Médico. O trabalho contribuiu para manutenção da organização dos prontuários, com a integridade das informações arquivadas e diminuição dos extravios. Facilitou também a obtenção de maneira rápida da história clínica do usuário. Espera-se que quando o prontuário for para o SAM, todos os impressos dos usuários estejam, adequadamente, registrados. A identificação correta dos documentos precisa ser alvo de atenção dos profissionais, por ser parte constitutiva dos cuidados em saúde.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rute Barbosa, Fabricio Ferreira Santos, Leiliane Abdenor

Downloads

Não há dados estatísticos.