Banner Portal
Projeto de reestruturação da comunicação institucional da Biblioteca Octavio Ianni
PDF

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias
Marketing
Comunicação

Como Citar

GARCIA, Maria Cimélia. Projeto de reestruturação da comunicação institucional da Biblioteca Octavio Ianni. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220952, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18186. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A Biblioteca Octavio Ianni do IFCH está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e destaca-se como uma das principais Bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Ao longo dos anos, a biblioteca foi estabelecendo diferentes formas e utilizando-se de diferentes recursos para se comunicar com a sua comunidade usuária, sendo um desafio constante o ato de se “comunicar”. Este trabalho tem por objetivo rever a comunicação institucional, analisar e aperfeiçoar os canais de divulgação já utilizados, bem como, propor novos formatos com vistas a ampliar a divulgação dos produtos e serviços e aumentar a interação com a comunidade usuária. Metodologia: Com base no levantamento das demandas apresentadas pela coordenação e equipe da Biblioteca, a reestuturação da comunicação institucional e da identidade visual focou na readequação do logotipo da Biblioteca; padronização dos materiais informativos de uso comum; nas redes sociais, revisão das ações no Facebook e criação do Instagram; estudo e proposta para um novo site; retomada do projeto “Memórias Octavio Ianni” e ampliação de conteúdos para divulgação em outros meios. Resultados: O nome de Octavio Ianni foi acrescido ao logotipo. Foram padronizados os informativos de uso geral. No Facebook foi incluído o “Calendário Interativo”, ampliando além das datas comemorativas, indicações de livros da Biblioteca sobre a mesma temática. Foi criado o Instagram, convidando o usuário a visitar e revisitar a Biblioteca de forma dinâmica. Nessa mídia, o destaque “bib on” - espaço do aluno, oportuniza maior interação, participação e troca com a Biblioteca. Outras ações foram implementadas para ampliar a divulgação dos produtos e serviços: “Biblioteca Divulga” que inaugurou suas edições com indicações de e-books que podem contribuir com a pesquisa de alunos de graduação e de pós-graduação, disponível no site; as publicações no “Boletim do IFCH”, com a preparação de temas relevantes para as divulgações semanais, trazendo notícias diversas sobre a biblioteca para o público interno. Foi reiniciado o projeto “Memórias Octavio Ianni” com pesquisas, entrevistas e definição do espaço para homenageá-lo; além da idealização de um novo site. Observou-se gradativo aumento no acesso das mídias sociais, provavelmente motivado pelas novas formas de apresentação da informação, que permitiram ampliar a interação com o público viabilizando maior fluidez no acesso à informação. Conclusão: O resultado desse trabalho valida o acolhimento e a interação com o público usuário. Internamente, há ganhos para a instituição Biblioteca ao ampliar a divulgação de seus produtos e serviços e incluir a equipe em atividades voltadas à comunicação. Além disso, essas ações contribuíram para resignificar instrumentos de pesquisa, atualizar e dar andamento a projetos como o “Memórias Octavio Ianni”, anteriormente idealizados.

PDF

Referências

BIBLIOTECA Octavio Ianni. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/biblioteca. Acesso em: 08 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Cimélia Garcia

Downloads

Não há dados estatísticos.