Banner Portal
Projeto de reestruturação da comunicação institucional da Biblioteca Octavio Ianni
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Bibliotecas universitárias
Marketing
Comunicação

How to Cite

GARCIA, Maria Cimélia. Projeto de reestruturação da comunicação institucional da Biblioteca Octavio Ianni. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220952, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18186. Acesso em: 17 may. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: A Biblioteca Octavio Ianni do IFCH está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e destaca-se como uma das principais Bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Ao longo dos anos, a biblioteca foi estabelecendo diferentes formas e utilizando-se de diferentes recursos para se comunicar com a sua comunidade usuária, sendo um desafio constante o ato de se “comunicar”. Este trabalho tem por objetivo rever a comunicação institucional, analisar e aperfeiçoar os canais de divulgação já utilizados, bem como, propor novos formatos com vistas a ampliar a divulgação dos produtos e serviços e aumentar a interação com a comunidade usuária. Metodologia: Com base no levantamento das demandas apresentadas pela coordenação e equipe da Biblioteca, a reestuturação da comunicação institucional e da identidade visual focou na readequação do logotipo da Biblioteca; padronização dos materiais informativos de uso comum; nas redes sociais, revisão das ações no Facebook e criação do Instagram; estudo e proposta para um novo site; retomada do projeto “Memórias Octavio Ianni” e ampliação de conteúdos para divulgação em outros meios. Resultados: O nome de Octavio Ianni foi acrescido ao logotipo. Foram padronizados os informativos de uso geral. No Facebook foi incluído o “Calendário Interativo”, ampliando além das datas comemorativas, indicações de livros da Biblioteca sobre a mesma temática. Foi criado o Instagram, convidando o usuário a visitar e revisitar a Biblioteca de forma dinâmica. Nessa mídia, o destaque “bib on” - espaço do aluno, oportuniza maior interação, participação e troca com a Biblioteca. Outras ações foram implementadas para ampliar a divulgação dos produtos e serviços: “Biblioteca Divulga” que inaugurou suas edições com indicações de e-books que podem contribuir com a pesquisa de alunos de graduação e de pós-graduação, disponível no site; as publicações no “Boletim do IFCH”, com a preparação de temas relevantes para as divulgações semanais, trazendo notícias diversas sobre a biblioteca para o público interno. Foi reiniciado o projeto “Memórias Octavio Ianni” com pesquisas, entrevistas e definição do espaço para homenageá-lo; além da idealização de um novo site. Observou-se gradativo aumento no acesso das mídias sociais, provavelmente motivado pelas novas formas de apresentação da informação, que permitiram ampliar a interação com o público viabilizando maior fluidez no acesso à informação. Conclusão: O resultado desse trabalho valida o acolhimento e a interação com o público usuário. Internamente, há ganhos para a instituição Biblioteca ao ampliar a divulgação de seus produtos e serviços e incluir a equipe em atividades voltadas à comunicação. Além disso, essas ações contribuíram para resignificar instrumentos de pesquisa, atualizar e dar andamento a projetos como o “Memórias Octavio Ianni”, anteriormente idealizados.

PDF (Português (Brasil))

References

BIBLIOTECA Octavio Ianni. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/biblioteca. Acesso em: 08 set. 2022.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Cimélia Garcia

Downloads

Download data is not yet available.